terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vandalismo no último fim de semana de pré-carnaval no Cohatrac


Depois de seis fins de semana de muita festa, o período de pré-carnaval em São Luis foi encerrado neste domingo, 7. Assim como nas anteriores, a última segunda-feira pós-folia foi de muita sujeira e reclamação na Avenida Contorno Sul, no Cohatrac I.

Porém, dessa vez, além da sujeira, os foliões deixaram para trás um rastro de vandalismo e destruição na via. Garrafas de cervejas quebradas, arrombamento de ponto comercial e até banheiro químico incendiado, foram os resultados das ações dos vândalos na madrugada desta segunda-feira.

Tiago Henrique, de 26 anos, proprietário do ponto comercial arrombado, disse que montou o ponto para ganhar uma renda extra durante o carnaval, vendendo bebidas.

Ele descreve o momento da baderna.

“Era por volta de meia noite. Eu já havia fechado o bar. Primeiro chegaram quatro jovens com pedra, pedaços de pau e de ferro e tentaram arrombar o portão. Eu e mais sete homens, entre amigos e familiares, que estavam lá em casa conseguimos evitar a ação. Eles, porém voltaram depois com mais dez jovens e colocaram o portão abaixo”, lembra.

Tiago conta que a polícia foi chamada e ao chegar disparou tiros para o alto, dispersando os baderneiros. Dois deles ainda foram detidos, mas foram liberados na manhã desta segunda-feira.

Colocaram fogo no banheiro

Além de arrombarem o ponto comercial, os vândalos ainda incendiaram um dos banheiros químicos colocados ao longo da Avenida Contorno Sul.

O banheiro ficou totalmente destruído e só não houve uma tragédia maior porque alguns moradores, ao perceber o fogo, trataram de apagá-lo.

Ribamar Pinheiro, de 59 anos, foi um dos moradores que ajudou a conter o incêndio.

“Eu estava dentro de casa na hora que eles colocaram fogo. Ao sair no portão para ver como estava o movimento, já vi a fumaça e o fogo. Então corri para lá com outros moradores e jogamos água, diminuindo as chamas. Depois um outro morador trouxe um extintor e terminou de apagar”, conta.

Ribamar relata ainda que já virou costume. No último dia de festa, sempre há algum tipo de vandalismo.

“No ano passado, eles depredaram um salão de beleza. E dessa vez arrombaram o bar do rapaz e incendiaram o banheiro. Parece que querem deixar a marca deles. Fechar com ‘chave de ouro’. Isso é um absurdo!”, reclama.

O agente administrativo da Higienizadora São Luis, empresa responsável pelos banheiros químicos colocados na Avenida Contorno Sul, informou que em 18 anos de mercado é a primeira vez que um banheiro é queimado.

Segundo ele, a licitação dos sanitários colocados na via foi feita pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e, portanto, a companhia será convocada para uma reunião com a higienizadora e representantes dos blocos que desfilam no Cohatrac, onde serão analisados os prejuízos e as forma de ressarcimento.

O diretor de Operação e Manutenção da Caema, Cristovam Filho informou que será feita uma avaliação do ocorrido para saber a dimensão dos danos e logo após será realizada uma reunião com a Higienizadora São Luis e representantes dos blocos para definirem como será feita a reparação dos prejuízos.

Sobre a limpeza na Avenida Contorno Sul, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informou que todas as segundas-feiras, há partir de 8h da manhã, há uma equipe com 30 agentes de limpeza fazendo a limpeza dos locais onde acontece o pré-carnaval. Esses agentes são somados às equipes que já fazem a limpeza diária em todos os bairros da capital.

0 comentários:

Postar um comentário