terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Estudante diz que foi agredida na Câmara de Vereadores

Mais um capítulo na novela do aumento nas tarifas de transporte público de São Luis. A exemplo da última segunda-feira, 22, quando estudantes e líderes comunitários protestaram no plenário da Câmara Municipal, mais um tumulto foi gerado na manhã desta terça-feira, 23, na sede do legislativo municipal.

A presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Islânia Vieira, de 20 anos, informou que a confusão teria acontecido quando ela e mais cerca de 30 estudantes assistiam a sessão no plenário da Câmara.

Ela informou que ao proferir palavras de protesto contra o aumento das passagens, os seguranças da casa a teriam retirado do plenário de forma violenta.

“Fui agredida fisicamente. Me deram socos e me puxaram de forma desrespeitosa e violenta de dentro do plenário. Isso é uma verdadeira afronta à única forma que temos de nos manifestar, que é por meio da nossa voz”, reclamou.

Para o presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes (Ames), Domingos Costa, de 22 anos, o aumento das passagens feito de forma “obscura” é um ato de arbitrariedade.“Toda a estrutura de transporte coletivo de São Luis está defasada. É uma frota de ônibus insuficiente para a grande demanda de usuários, fator que causa superlotação. Isso sem falar no verdadeiro sucateamento dos ônibus”, observou.

As duas instituições estudantis marcaram para esta quarta-feira, 24, um protesto em forma de passeata. A saída deverá ser às 9h da manhã do Terminal de Integração da Praia Grande e seguirá em direção à Câmara de Vereadores, onde está marcado um painel para esclarecimento das causas do aumento das tarifas, com a presença do secretário municipal de Trânsito e Transportes Ribamar Oliveira.

De acordo com os dois presidentes, a expectativa é que a manifestação possa mobilizar um grande número de estudantes de demais usuários de transporte coletivo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Isaias Pereirinha, informou que as denúncias de agressão feitas pela presidente da Umes não procedem.

“Não houve ordem para bater em ninguém. O que aconteceu foi que a presidente da Umes começou a insultar os vereadores e eu pedi para que ela se retirasse. Como ela não se retirou e continuou nos insultando, eu solicitei aos seguranças que a retirasse, mas sem violência”, esclareceu o vereador.

Painel de esclarecimentos

Pereirinha confirmou para as 10h da manhã desta quarta-feira, 24, um painel para esclarecimentos das causas que levaram ao aumento de mais de 20% nas tarifas de transporte público em São Luis.

O painel terá como convidados, o secretário municipal de Trânsito e Transportes Ribamar Oliveira, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de São Luis (SET) José Luiz de Oliveira Medeiros, e representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da União dos Estudantes Secundaristas do Maranhão (Uesma) e Federação de Entidades Comunitárias de São Luis (FEC).

0 comentários:

Postar um comentário