sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ONG Solidariedade é Vida! trabalha com atendimento e promoção da cidadania de pessoas com HIV / AIDS


Oferecer aos portadores de HIV / AIDS maior qualidade de vida, levá-los a conscientizar-se acerca dos seus direitos e deveres e promover o exercício de sua cidadania. Esse é o objetivo do Grupo Solidariedade é Vida, organização não-governamental que há quase 20 anos trabalha com crianças, adolescentes, jovens e adultos soropositivas de todo o Maranhão.

A organização mantém duas casas de apoio em São Luis, o Lar Irmã Mônica, que abriga pacientes jovens e adultos e a Casa Sonho da Divina Misericórdia (Casa Sonho de Criança) que recebe, integralmente, crianças e adolescentes soropositivas. Ambas as casas ficam localizadas à Rua São Gabriel, no bairro Fé em Deus.

A ONG é a única instituição de atendimento e apoio à pessoas portadoras de HIV / AIDS no Maranhão. Para desenvolver esse trabalho, a organização conta com doações de voluntários e do poder público.

Fernando Cardoso, um dos integrantes do grupo voluntário há mais de sete anos, informa que entre as doações recebidas, 70% das doações são provenientes de voluntários, sejam pessoas físicas ou empresas. Os outros 30% são repassados pelo poder público municipal e estadual.

Para realizar bem o atendimento às pessoas soropositivas, a ONG conta com a contribuição dos integrantes e de voluntários especialistas, como Enfermeiras (os), Psicólogo (a), Terapeuta Ocupacional, Advogado, Nutricionista, além de pessoas da comunidade que dispõe de tempo para ajudar nas atividades da organização.

Mesmo com as doações em forma de dinheiro e cestas básicas feitas por empresas e pessoas físicas, a organização nem sempre consegue suprir todas as necessidades das duas casas de apoio, como alimentação, remédios e despesas em geral.

Para complementar as finanças, o grupo constantemente cria estratégias para captar recursos. Uma das estratégias é propor às empresas não-voluntárias doações em troca de desconto no imposto de renda ou ainda dar palestras em instituições em troca de doações por parte das mesmas.

Fernando Cardoso diz, porém que há momentos em que as doações cessam de grande parte dos voluntários e também do governo. Nesses tempos a única solução é ir às ruas pedir doações de porta em porta.

“Há mês em que a situação fica difícil. Então o jeito é sair pedindo mesmo. Mas felizmente o maranhense é solidário por natureza e nunca deixa de doar alguma coisa”, relata.

Na última sexta-feira, 12, o grupo recebeu doação de 240 kg de alimentos e 432 kg de material escolar e de construção do Instituto de Metrologia e Qualidade de Vida do Maranhão (Inmeq). Os produtos doados pelo Inmeq eram provenientes de apreensão em comércios por estarem em quantidades abaixo da mostrada na embalagem.

Como ajudar?

Os interessados em ajudar o Grupo Solidariedade é Vida, pode fazer seu depósito em dinheiro na conta 17. 746-6, agência 1612-8 do Banco do Brasil. A doação pode ser feita ainda na sede do grupo, localizada à Rua São Gabriel, Nº 204, bairro Fé em Deus. Mais informações pelos telefones: (98) 3232-5886 (sede) / 3221-6467 (Lar Irmã Mônica) / 3232-5886 (Casa Sonho de Criança).

0 comentários:

Postar um comentário