quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

UFMA não deve ter segunda chamada para o Enem


Com mais de 20 mil inscritos até a manhã desta quarta-feira, 3, todas as vagas disponibilizadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), devem ser preenchidas até às 22h e 59 minutos desta quarta, quando será encerrada a primeira chamada. A informação é do professor Manoel Barros, responsável pela Central de Atendimento do Enem, na UFMA.

O professor informou ainda que, com a previsão de preenchimento de todas as vagas disponíveis, provavelmente, a 2ª etapa das inscrições prevista pelo MEC para todo o país, pode não ser necessária na UFMA.

“Todos os cursos estão recebendo muitas inscrições. Para se ter uma idéia, o curso de música que é o menos concorrido já tem mais de 200 inscritos. Isso é um sinal claro de que todas as vagas serão preenchidas, o que significa dizer que, provavelmente não haverá segunda chamada”, esclareceu.

Barros explicou ainda que, em caso de confirmação dessa previsão, a segunda chamada só ocorrerá se algum candidato aprovado não efetuar sua matrícula. Nesse caso, a vaga será “devolvida” ao SiSU, que disponibilizará para novo processo seletivo.

No último dia, muitos candidatos apenas faziam o acompanhamento da inscrição. Entretanto, alguns, como Euene Ribeiro, de 28 anos, ainda não tinham conseguido fazer a inscrição. Ela mora no bairro João de Deus e teve que procurar a Central de Atendimento do Enem, na UFMA para poder ser inscrever.

“Não tenho internet em casa e se fosse fazer em uma lan house teria que gastar muito, porque demora muito para concluir a inscrição”, justificou.

Entre os candidatos que apenas acompanhavam a inscrição, a reclamação era de que a nota de concorrência de vários cursos era alta demais e que aumentava instantaneamente.

“Queria me inscrever para Serviço Social, mas a concorrência estava muito alta. Já mudei de opção várias vezes e acabei me inscrevendo mesmo para Biblioteconomia, por ser um dos únicos cursos que posso concorrer com minha nota”, contou Janilson Santos, de 26 anos.

0 comentários:

Postar um comentário