sábado, 20 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade: economia a serviço da vida


Neste sábado, 20, a Arquidiocese de São Luis realiza o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2010 (CF-2010). O evento acontecerá a partir das 16h na Associação Cristo Rei, no bairro do Angelim.

Realizada durante o período da Quaresma pela Igreja Católica por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) há 46 anos, a Campanha da Fraternidade tem como objetivo despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

Neste ano, o tema que a CNBB propõe é “Economia e Vida”. O lema é: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

O arcebispo da Arquidiocese de São Luis, Dom José Belisário da Silva explica que o objetivo da CF-2010 é lembrar que a economia só tem sentido se estiver a serviço da vida.

“Para a economia estar bem é necessário que ver não apenas se o mercado está bem, mas ver se as pessoas estão bem. Uma economia baseada no individualismo e na acumulação de bens é uma afronta ao Reino de Deus. É essencialmente isso que a Campanha da Fraternidade deste ano quer discutir”, esclarece.

O arcebispo explica ainda que ao realizar as campanhas da fraternidade, a Igreja cumpre sua função de formadora de opinião e interventora social numa realidade excludente.

“A evangelização e o Reino de Deus se realiza no meio social. Não existe Cristianismo sem corpo, apenas com alma. Dessa forma, todas as igrejas cristãs deveriam se preocupar também como os problemas que afetam a vida das pessoas diariamente”, expõe Dom Belisário.

Campanha Ecumênica

Assim como já aconteceu nos anos 2000 e 2005, a Campanha da Fraternidade 2010 tem caráter ecumênico, isto é, foi aceita e assumida também por outras igrejas cristãs não católicas, através do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Além da Igreja Católica, as Igrejas Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida compõem o Conic.

O evento de lançamento da CF-2010 em São Luis, contará com as presenças do pastor Fabiano Caldas, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e da pastora Franciele Sander, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. As instituições são duas as únicas integrantes do Conic com sede em São Luis, além da Igreja Católica.

Ajuda para projetos

Dom Belisário informou que, além do evento de lançamento, a CF será refletida durante todas as celebrações nas igrejas católicas da capital.

O encerramento da campanha acontece no Domingo de Ramos, quando também é realizada a Coleta da Solidariedade.

O arcebispo explica que o dinheiro arrecadado na coleta é destinado a custear projetos relacionados ao tema em questão, ou seja, à economia.

Os projetos devem ser elaborados pelos grupos ou organizações interessadas e apresentadas á Comissão da Fraternidade após o encerramento da mesma. A quantidade de projetos que receberão ajuda da CF dependerá do total arrecadado na Coleta da Solidariedade.

0 comentários:

Postar um comentário