Com a divulgação do resultado do Enem, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma) utilizaram a nota do exame como meio de acesso aos cursos oferecidos pelas instituições.
Na Ufma, das 1.822 vagas oferecidas apenas duas não foram preenchidas, uma para o curso de Biblioteconomia e outra para Ciências Econômicas. No Ifma, todas as 950 vagas oferecidas foram preenchidas.
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o Pró-Reitor de Ensino da Ufma, professor Aldir Carvalho disse que o grande número de inscrições recebidas pela universidade, cerca de 45 mil, somado ao pequeno número de vagas que sobraram, é sinal de que a adesão ao Enem teve uma boa aceitação pelos estudantes.
“Houve um aproveitamento quase que integral das vagas. Isso é muito satisfatório e mostra que o sistema utilizado com o novo Enem democratiza e descentraliza o processo. As duas vagas que sobraram nos dão a certeza dessa democratização. Para se ter uma idéia, no último vestibular 800 vagas não foram preenchidas”, esclareceu.
Com o resultado divulgado, o próximo passo agora são as matrículas, que devem começar na próxima segunda-feira, 8 e vão até sexta-feira, 12, das 8h ás 12h e das 14h ás 18h. Os candidatos devem procurar as coordenações de seus respectivos cursos .
Somente após o fim do prazo para a efetivação das matrículas é que a Ufma deve iniciar a segunda chamada, provavelmente entre os dias 15 a 20, por meio do site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Na segunda chamada, os candidatos terão à disposição as duas vagas que sobraram e as que, possivelmente podem não ser preenchidas durante a matrícula. Isso pode acontecer, caso haja algum problema com a comprovação de informações ou mesmo por ausência dos candidatos aprovados.
O pró-reitor informou ainda que com a nota obtida no Enem 2009, os estudantes podem concorrer ao vestibular da Ufma por um período de dois anos. Ainda de acordo com Aldir Carvalho, a nota também servirá para os candidatos concorrerem a uma das 2.600 vagas que devem ser disponibilizadas pela universidade no meio do ano.
Pedro Ricardo, de 18 anos, foi um dos aprovados para o curso de Direito, o segundo mais concorrido da Ufma, ainda comemora a aprovação.
“Apostei na minha vocação, sem ligar para a concorrência e deu certo. Estou sem palavras”, disse ele emocionado.
Cursos mais concorridos
1º - Pedagogia
2º - Direito
3º - Enfermagem
4º - Medicina
0 comentários:
Postar um comentário