quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Moradores denunciam abuso de autoridade em Centro Novo do Maranhão

Moradores do município de Centro Novo do Maranhão (a 258 km de São Luis) denunciam abuso de autoridade de guardas municipais. Segundo os denunciantes, os acusados, que seriam de municípios vizinhos, estariam andando armados, abordando e prendendo pessoas de forma violenta.

José Ribamar Anunciação (52) e Francisco Santiago (24), que têm residência em Centro Novo e também em São Luis, denunciam que quatro guardas municipais vindos dos municípios Maracaçuné e Amapá do Maranhão estariam agindo como policiais militares, andando armados, abordando pessoas com violência e até efetuando prisões.

De acordo com os denunciantes, o caso já vem acontecendo há seis meses. Eles afirmam ainda que na quarta-feira, 30 de setembro, teriam sido presos pelos guardas municipais, quando participavam de uma manifestação contra a atual administração do município.

“Nós estávamos em carreata pela cidade e só porque colocamos uma música do tempo da campanha eleitoral contrária ao atual prefeito, fomos presos”, disseram os denunciantes.

Os dois teriam sido presos sob a acusação de perturbação contra a ordem pública. Ainda segundo eles, a prisão foi a mando do vice-prefeito Luis Cupim.

O advogado da prefeitura de Centro Novo do Maranhão Ribamar Oliveira que, de fato, existem alguns guardas municipais vindos do município de Maracaçuné prestando serviços para a prefeitura. Oliveira esclareceu, entretanto, que os serviços prestados por esses guardas, resumem-se a fiscalização em barreiras de trânsito.

“Eles não agem e nunca agiram como policiais militares. Só foram contratados porque no município ainda não há guardas municipais, o que já está sendo providenciado por meio de concurso. Essa denúncia tem um caráter totalmente político”, completou o advogado.

0 comentários:

Postar um comentário