segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Apresentações culturais e marcha contra a violência encerram comemorações do DNJ.

A parte da tarde da celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2009 em São Luis, foi marcada por apresentações culturais e uma caminhada contra a violência.

Grupos de Hip-Hop, Dança de Rua, Capoeira e bandas animaram os quase 400 jovens que se reuniram na Igreja de São José Operário para comemorar o seu dia.

Além da celebração, a juventude também aproveitou o momento para reivindicar políticas públicas de segurança, uma vez que o tema do DNJ 2009 “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida!” e o lema “A juventude em marcha contra a violência” remetia para a questão da segurança.

Com isso, os jovens saíram por volta das 16:00h em caminhada rumo à Igreja do Bonfim, há meia hora do local onde aconteceu a celebração do DNJ. Com cantos de animação e palavras de ordem, os jovens literalmente marcharam contra a violência.

A marcha e o DNJ foram encerrados com uma missa na Igreja do Bonfim

O Assessor Religioso da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luis Padre Olívio Majdalani de Melo, ressaltou a importância do evento para a própria juventude.

“Um evento como esse desperta na juventude uma consciência acerca da violência há contra ela. Mostra também que, mesmo os jovens sofrendo um verdadeiro extermínio, não ficam parados sem fazer nada, pelo contrário vai à luta contra isso”, enfatizou Padre Olívio.

Para o Assessor o DNJ é o marco referencial da luta que os movimentos juvenis, assim como a Pastoral da Juventude, travam contra a violência vivenciada pela juventude.

“Os movimentos juvenis há tempos lutam contra a violência no meio da juventude. A Pastoral da Juventude, por exemplo, há dois anos coloca em prática o projeto ‘A juventude quer viver’, que coloca em evidência a ausência de políticas públicas de segurança para a juventude”, completou Padre Olívio.

0 comentários:

Postar um comentário