
Desde o início do período pré-carnavalesco, as manhãs dos domingos e segundas-feiras em alguns bairros de São Luis tem sido de muita sujeira nas ruas e reclamação de pessoas que moram próximo aos locais em que os blocos passam.
O bairro do Cohatrac é um dos locais em que mais se observa o acúmulo de lixo espalhado pelas ruas. Até por volta das 10h da manhã desta segunda-feira, 25, a Avenida Contorno Sul, um dos principais corredores da folia no bairro, encontrava-se totalmente tomada pela sujeira pós-carnavalesca.
A comerciante Ivonete Machado, de 44 anos, reclamava da sujeira deixada pelos brincantes e vendedores ambulantes.
“Como se não bastasse a sujeira que os brincantes deixam, ainda vem esses ambulantes, que além de não pagarem imposto e prejudicarem a nossa venda, ainda deixam na porta dos nossos pontos todo o lixo que produzem”, diz revoltada a dona de bar.
Como os agentes de limpeza ainda não haviam passado na rua, os próprios comerciantes e moradores é que tiveram que limpar parte da sujeira deixada pelos blocos carnavalescos, pelo menos a parte que se acumulou na frente de seus estabelecimentos.
“Pagamos nosso imposto direitinho e ainda temos que gastar dinheiro com sacos de lixo, além do nosso esforço para limpar essa imundice deixada na frente dos nossos estabelecimentos”, indigna-se Ivonete.
Todos os comerciantes e moradores da Avenida Contorno Sul reclamavam da imundice pós-carnavalesca, porém, ninguém foi mais prejudicada que a moradora Conceição de Maria, de 57 anos. Ela tem um restaurante no local e diz que o mau cheiro de lixo e urina que exala por toda a via incomoda tanto que afasta os clientes.
“Tenho esse restaurante há mais de dois anos e todo período de carnaval é a mesma coisa. A sujeira toma de conta da rua todas as manhãs de domingo e segunda. Tenho que limpar para melhorar um pouco a situação desagradável. Isso acaba afastando meus clientes”, reclama.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que está seguindo a programação de limpeza, realizada no dia seguinte às festas dos blocos nos bairros, Informa ainda que enviará um fiscal aos bairros do Cohatrac e Vinhais, para identificar o problema citado na matéria e tomar as providências necessárias.
0 comentários:
Postar um comentário