terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lixo continua se espalhando pela cidade; moradores não param de reclamar


As reclamações sobre de lixo acumulado multiplicaram-se nesta terça-feira, 5, por toda São Luis. Avenidas, ruas, praças e portas de casas transformaram em verdadeiros depósitos de sujeira.

O problema é decorrente da interrupção na coleta ocorrida no período de ano novo. A conseqüência dessa interrupção foi muito lixo e mau-cheiro espalhado por toda a cidade.

Na Rua Agostinho Torres, no bairro do João Paulo, uma montanha de lixo apareceu. Segundo moradores, a coleta não é feita há mais de 15 dias. O mau-cheiro toma conta de toda rua e incomoda todo mundo.

Porém, ninguém é mais incomodado com o problema do que o alfaiate José Santos, de 73 anos. O lixão fica ao lado da sua alfaiataria e ele diz que teve que reduzir o seu expediente por causa dos males gerados pela grande quantidade de lixo.

“Eu nem trabalho mais o dia todo, porque com esse fedor que vem desse lixo passo até mal. Isso sem falar das moscas que são atraídas para a minha alfaiataria”, reclama.

Ele conta que antes a coleta na rua era feita de três em três dias.

“Com a coleta não sendo feita há mais de 15 dias, o resultado só poderia ser essa montanha de lixo aí”, conclui Santos.

Além do mau-cheiro e das moscas, o acúmulo de lixo traz outra preocupação para os moradores da Rua Agostinho Torres. É que a quantidade de lixo acumulado é tanta que ameaça entupir o bueiro responsável por escoar a água da chuva.

“As chuvas já começaram. Se não recolherem esse lixo, ele vai entupir o bueiro e não vai ter por onde escoar a água”, alerta um morador.

Além do João Paulo, outros pontos da cidade amanheceram repletos de lixo. Nos bairros Cidade Operária, Jardim América do Norte, Camboa e Retiro Natal, moradores reclamam do incômodo problema.

Na Maiobinha, os moradores encontraram até uma vaca morta num lixão ao lado da Escola Professor Inácio Rafael.

Em nota a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que está com equipes extras distribuídas em diversos setores da capital, para realizar os serviços de coleta de lixo. Informa, ainda, que para acelerar o trabalho, a Semosp está, inclusive, contanto com o apoio de trabalhadores da Coliseu nessa operação. A Rua Agostinho Torres, no João Paulo, está incluída na programação de limpeza do órgão.

0 comentários:

Postar um comentário