terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mutirão de limpeza falhou e o lixo continua nas ruas


Mesmo com o fim do prazo estipulado pela Secretaria Municipal de Obras (Semosp) para que o “Mutirão da Limpeza” retirasse toda a sujeira que se acumulou nas ruas de São Luis, nas últimas semanas, muito lixo ainda podia ser visto em vários pontos da capital na manhã desta segunda-feira.

Nos bairros da Vila Palmeira, Cidade Operária, Cohatrac, Barramar e Vinhais ainda podiam ser visto o acúmulo de sujeira. O “Mutirão da Limpeza” iniciado pela prefeitura na última quinta-feira previa o recolhimento de todo o lixo espalhado pelos bairros. Para isso, a Semosp deu um prazo para que as empresas que fazem a coleta na capital cumprissem a meta. O prazo terminou no domingo.

O secretário adjunto da Semosp, Ricardo Medeiros, havia informado que, caso as empresas não cumprissem a meta até o prazo, poderiam ser penalizadas com a rescisão dos contratos. Segundo Medeiros, as empresas teriam desacelerado o serviço de coleta, o que teria gerado o acúmulo de lixo. Essa demora na coleta seria uma forma de pressionar a prefeitura a rever os valores dos contratos.

Em entrevista concedida a O Imparcial, na última sexta-feira, o secretário garantiu que “a prefeitura não vai ceder à pressão das empresas”, e que estas poderiam ter o contrato rescindido. Entretanto, mesmo com essa promessa, até o fechamento desta edição não havia nenhuma informação oficial da prefeitura sobre rescisão de contrato com as empresas.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, porém, que o mutirão de limpeza prossegue por toda a cidade, realizado por agentes de limpeza das empresas contratadas, visando reduzir o acúmulo ocorrido nos últimos dias. Informa ainda que a coleta de lixo residencial voltou a normalidade.

0 comentários:

Postar um comentário