quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cuidado! Espuma de carnaval causa traumatismo ocular!


É tempo de carnaval! Tempo de muita alegria e festa em todos os cantos da cidade! É tempo de serpentina, confetes, maizena e espuma em spray, artigos que já fazem parte da festa de momo, não só em São Luis, mas em todo o país.

Dentre esses artigos, a espuma em spray e a maizena, que à primeira vista parecem apenas artigos complementares da folia, totalmente inofensivos, são na verdade dois vilões para os olhos dos brincantes. Quem garante o mal que os produtos podem causar é o oftalmologista Roberto Amaral.

Ele diz que durante o período carnavalesco é comum ocorrer uma série de acidentes oculares, principalmente com pessoas que usam lentes de contato como assessório do figurino festivo.

Roberto Amaral acentua que dentre os dois produtos, a espuma é a mais prejudicial à saúde dos olhos.

“A maizena é o amido do milho e teoricamente não traz tantas complicações, pois o amido é um produto orgânico e se degrada em glicose, causando no máximo uma ligeira irritação. Porém as espumas são produtos químicos que podem levar desde uma simples irritação a queimaduras mais graves, podendo gerar até um traumatismo ocular”, explica.

Além desses problemas, Amaral alerta ainda que as espumas e qualquer outra impureza, os chamados corpos estranhos, podem ocasionar uma conjuntivite bacteriana.

Para o oftalmologista, o que há é um total desconhecimento das pessoas a respeito dos riscos que as substâncias trazem, e principalmente a falta de informação nas medidas a serem tomadas quando sofrerem algum problema causado pelos produtos.

Providências


Para que o brincante possa aproveitar a folia e evitar acidentes com os produtos ou mesmo saber o que fazer no caso de uma possível complicação, Roberto Amaral dá algumas dicas.

Sem lentes de contato

Em caso de irritação, o cuidado inicial, segundo o oftalmologista, é lavar os olhos com água corrente em abundância.

“A pessoa deve pôr a cabeça em baixo de uma torneira e lavar os olhos com muita água. Caso não encontre uma torneira, o brincante pode utilizar uma garrafinha de água mineral mesmo”, orienta.

Logo após a primeira lavagem, a pessoa deve sair da brincadeira, até porque a irritação vai continuar. Em casa, deve completar a lavagem e fazer compressas frias, isso enquanto não procura um oftalmologista.

Se o folião quiser usar algum colírio, Amaral explica que os únicos que podem ser utilizados nesse caso são os colírios á base de lágrimas artificiais, pois são lubrificantes, não contendo qualquer contra-indicação, possibilitando a lubrificação dos olhos e diluindo as substâncias poluentes.

Com lentes de contato

Para as pessoas que utilizam lentes de contato, o médico recomenda que ao sair de casa, leve consigo um kit lente de contato, contendo estojo para guardar a lente em caso de retirada e uma solução multiuso para a limpeza das lentes.

Em caso de irritação, o primeiro passo é retirar a lente de contato antes de lavar os olhos, pelo risco de gerar uma irritação maior. O oftalmologista orienta ainda que para diminuir o contato com as substâncias e evitar irritações ou mesmo uma lesão, os brincantes possam ir para a festa de chapéu, boné ou viseira.

2 comentários:

Luh disse...

Bom texto!
Já fui vítima de maizena nos olhos, horrível, detesto maizena!
Os foliões perdem os óis, mas não deixam a brincadeira!

Ana Maria Pinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário