terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ketchup e maionese deverão ser servidos somente no sachê


Uma equipe de fiscais da Vigilância Sanitária Municipal esteve durante toda a manhã desta segunda-feira, 18, na Praça Deoodoro, Centro, fazendo um trabalho de fiscalização e advertência em lanchonetes e vendedores ambulantes acerca da maneira correta de servir molhos, como ketchup e maionese. Os produtos só podem ser servidos em sachês individualizados e não mais em potes (bisnagas), como tradicionalmente acontece.

A determinação foi instituída pela Lei Municipal Nº 5.160 / 10/2009. A lei trata sobre o fracionamento e a manipulação de produtos comestíveis como temperos, condimentos, molhos, entre outros, servidos em lanchonetes e pontos similares.

A fiscal sanitária e engenheira de alimentos Patricy Ranzolin informou que a ação desta segunda-feira foi apenas educativa, mas que foi dado um prazo de 48h para que os estabelecimentos que ainda não se adequaram a norma, possam ter sua situação regularizada.Caso isso não aconteça, os proprietários dos pontos comerciais podem ser multados ou até ter o estabelecimento interditado.

“Estamos apenas alertando, mas se houver algum caso de perigo muito grande à saúde pública, o estabelecimento será interditado”, explicou.

A fiscal disse ainda que a própria população quem deve exigir dos estabelecimentos o uso dos sachês.

“Quem sofrerá as conseqüências da falta de higiene ocasionada pelo uso das bisnagas para servir molhos é a população, portanto, deve ser ela a primeira a exigir. Porém temos percebido que muitas pessoas ainda reclamam do uso dos sachês e preferem as bisnagas. Infelizmente, a população ainda não tem a noção exata do perigo que isso representa para a saúde”, alerta Patricy.

Para o vendedor ambulante Luis Ferreira da Silva, de 32 anos, a troca das embalagens convencionais pelos sachês é muito importante, pois representa mais higiene na manipulação dos produtos.

“Trabalho aqui na Deodoro há mais de 10 anos. Sempre usei as bisnagas para servir ketchup, maionese e mostarda, mas vou passar a utilizar os sachês a partir de agora, pois evita o cúmulo de bactérias”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário