quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Moradores transformam buraco em lixão no Radional



Um grande buraco localizado na Rua Nina Rodrigues, no bairro Radional foi transformado em um verdadeiro depósito de lixo pelos moradores da área, que utilizam o local como ponto de despejo de todo os dejetos gerados pelas residências.

O jovem Luis Magno, de 26 anos, dono de um salão de beleza ao lado do lixão, conta que o acúmulo de lixo acontece porque a coleta no local acontece apenas uma vez por semana.

Ele diz, porém, que isso poderia ser evitado se os moradores não jogasse seu lixo no buraco e sim colocasse nas portas para que o carro da coleta levasse.

Além do mau cheiro que o lixão exala, há ainda a incidência de insetos e ratos que são atraídos pelos dejetos, aumentando o risco de doenças à quem mora ou, simplesmente passa pelo local.

Magno relata ainda que algumas vezes os moradores, além de jogar ainda queimam dejetos no local, agravando o problema.

“Se só o lixo jogado já exala esse mau cheiro que incomoda todo mundo que passa por aqui, imagina quando eles (os moradores) acham de queimar? Fica quase insuportável”, reclama.

Ele diz também que o problema afeta e incomoda as crianças que estudam no jardim de infância Lobinho, localizado próximo ao local.

“No período de aulas, as crianças reclamam muito desse mau cheiro. Além do incômodo, elas podem ainda adoecer por causa disso”, relata.

Com o início do período chuvoso em São Luis, a situação da Rua Nina Rodrigues pode agravar-se ainda mais.

O medo de alguns moradores é que a água da chuva que tende a se acumular no buraco leve os dejetos para o meio da rua ou ainda para as portas das casas.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que a limpeza no local é feita regularmente, uma vez por semana. O acúmulo se dá por ser o local um ponto de despejo de lixo, realizado irregularmente por carroceiros e moradores do bairro, apesar das constantes orientações repassadas pelos agentes de limpeza da Semosp.

0 comentários:

Postar um comentário