quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ajude as crianças da Escola Tia Valdecira a ter um Feliz Natal!


Um cartaz afixado na frente da escolinha Tia Valdecira faz um apelo: “Neste Natal faça uma criança feliz, doe brinquedos!”. A escola existe há mais de 15 anos e possui uma creche que recebe crianças de 0 a 6 anos e oferece também Ensino Fundamental para crianças de 7 a 10 anos. Nos turnos matutino e vespertino, aproximadamente 200 crianças são atendidas pela escola que sobrevive com doações. O apelo afixado no muro da escola é para arrecadar brinquedos para a festa de Natal das crianças.

No início do seu funcionamento, a escola cobrava uma taxa de R$ 5. Contudo, algumas mães não podiam pagar a taxa que foi extinta.

A escola recebe o nome de sua fundadora e gestora Valdecira Leitão Ferreira, de 44 anos. Tia Valdecira, como é carinhosamente chamada pelas crianças fala do prazer que tem em realizar a atividade solidária. “Eu já nasci com esse dom de ajudar. O prazer é maior porque a escola ajuda mães carentes”, diz.

Ela aproveita também para pedir doações de brinquedos, fraldas, colchões e alimentos. “Como não cobramos taxa nenhuma, tudo que temos vem de doações feitas por comerciantes do bairro e pelos próprios pais, que quando podem ajudam, principalmente com alimentos. Por isso clamamos a todas as pessoas de bom coração que nos ajudem a ajudar ainda mais”, disse Valdecira.

Recentemente a escola assinou um convênio com a Prefeitura de São Luís para o pagamento das professoras, que antes trabalhavam como voluntárias.

A boa filha a casa torna

O sucesso do trabalho na Escola Tia Valdecira pode ser medido a partir de casos como o de Josiane Ferreira, de 21 anos, que estudou durante três anos na Escola Tia Valdecira e hoje, depois de concluir o Ensino Médio, é professora da instituição. Ao fazer uma relação do tempo em que estudou na escola e hoje, a jovem se emociona, principalmente quando lembra da avó, já falecida, que a incentivou ao serviço solidário. “É uma alegria muito grande poder cuidar dessas crianças, até porque eu já estive no lugar delas. Quando eu estudei aqui, a minha avó era a merendeira e foi ela quem me ensinou a ajudar os outros. Eu continuo um trabalho que ela sempre fez”, relata com lágrimas nos olhos.

Como fazer doações

A campanha “Neste natal faça uma criança feliz, doe brinquedos!”, foi iniciada pela escola no mês de novembro, mas até agora não recebeu nenhuma doação. A Coordenadora Pedagógica, Ana Cleres Alves, de 34 anos, conta que a campanha ainda não recebeu doações por causa da divulgação que é pouca. É feita apenas por meio do cartaz afixado na frente da escola e de ofícios enviados á comerciantes do bairro.

Quem quiser ajudar as crianças da Escola Tia Valdecira, pode dirigir-se até sua sede na Avenida José Sarney, nº. 708, Jardim São Cristóvão I, próximo ao parque Independência, onde acontece a Expoema. Os interessados também podem entrar em contato pelos telefones 3244-9864 ou 8126-6977 (Valdecira) e 9113-0065 (Ana Cleres).

0 comentários:

Postar um comentário