quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Crescimento agropecuário degradou o meio ambiente, diz estudo

Durante a divulgação dos dados do estudo realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma contradição ficou explícita em relação aos números que apontam crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios maranhenses.

No que se refere ao setor agropecuário, Açailândia, Barra do Corda, Bom Jardim, Itinga do Maranhão e Imperatriz são os municípios que apresentaram maior crescimento entre 2002 e 2007.

A exploração vegetal, baseada na produção de carvão, foi a atividade comum entre os cinco municípios que contribuiu para esse crescimento.

Porém, na apresentação dos números de indicadores ambientais, colhidos no mesmo estudo, os mesmos municípios que apresentaram crescimento no setor agropecuário, registraram o maior índice de desflorestamento.

A apresentação dos números foi feita por Jane Karina Silva Mendonça, responsável pela parte ambiental do estudo. Ela enfatizou o crescimento agropecuário dos municípios em detrimento da degradação ambiental.

0 comentários:

Postar um comentário