quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ajude as senhoras do Abrigo São Vicente de Paulo!


“Aqui é um ambiente tranqüilo, calmo e cheio de alegria. Eu adoro estar aqui”. A afirmação é de dona Maria da Conceição Monteiro Amorim, de 79 anos. Há 20 anos ela é residente do Abrigo São Vicente de Paulo, entidade que há mais de 30 anos abriga idosas que não têm parentes ou que são abandonadas por eles. Maria é natural do município de Cururupu (a 451 km da capital) e soube do Abrigo São Vicente de Paulo por meio de uma amiga que já residia no local.

“Estou há 20 anos e adoro estar aqui, principalmente por essas senhoras que nos ajudam e também por ser um ambiente muito tranqüilo”, contou com um sorriso largo no rosto.

O abrigo é coordenado pela Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, organização católica presente em mais de 15 países. A filial do Maranhão é administrada por uma equipe de 38 senhoras. A manutenção da entidade depende basicamente da solidariedade das pessoas, com doações de roupas, toalhas, lençóis e alimentos e ainda pelo que se arrecada com a realização de bazares e outros eventos solidários com os moradores da comunidade.


Ajuda


A estrutura física do abrigo é formada por 16 “casinhas” onde residem as idosas. Cada uma composta por três cômodos (sala, quarto e cozinha) muito bem arrumados pelas próprias residentes. Atualmente 15 senhoras moram no abrigo. Uma característica comum a todas é a religiosidade presente nos santuários montados na sala pelas senhoras. Imagens, terços, bíblia compõem o cantinho de oração da pequena residência.

A tesoureira da associação, Maria da Conceição de Sousa Melo, de 71 anos, diz que apesar das doações e dos eventos realizados para arrecadar recursos, o abrigo ainda necessita de toda ajuda possível.

“Não recebemos nenhuma ajuda financeira, os nossos recursos são apenas dos bazares que fazemos. Porém, o que arrecadamos não é suficiente para todas as despesas do abrigo” afirmou.

Ela justifica a necessidade de mais ajuda dizendo que o gasto de energia elétrica é alto, pois em todas as 16 casinhas há eletrodomésticos. Assim, a conta de energia elétrica acaba vindo alta demais.

Como ajudar?

Para ajudar as senhoras do Abrigo São Vicente de Paulo, os interessados podem ir até a entidade, localizada na Rua São Vicente de Paulo, Nº 177, João Paulo (atrás do Varejão dos Calçados) e levar a sua doação em dinheiro ou donativos (roupas, lençóis, toalhas e alimentos). O interessado pode também entrar em contato com o abrigo pelo telefone 3243-6646 e agendar uma visita para conhecer a entidade e levar sua doação.

0 comentários:

Postar um comentário