quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Igreja com quase meio século está abandonada no Cruzeiro de Santa Bárbara


Com cerca de meio século de existência, a Igreja do Imaculado Coração de Maria, no bairro Cruzeiro de Santa Bárbara, resiste ao tempo e ao descaso dos fiéis e das autoridades competentes. Uma inscrição em latim feita na frente da igreja, e já quase apagada, marca a temporalidade do santuário.

Aldenora Francisca da Costa, de 70 anos, que presenciou a construção da igrejinha, lamenta a situação atual. Ela diz que o abandono não é maior porque um grupo de senhoras, do qual faz parte, estão sempre zelando pelo templo.

“A própria comunidade não liga para a igreja. No tempo do festejo, no mês de maio, é o único momento em que se vê um número maior de pessoas nas celebrações”, relata.

Atualmente a igreja passa por uma reforma custeada com recursos do grupo de senhoras da comunidade. Os reparos são uma preparação para o tríduo, realizado de 6 a 8 de dezembro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.

Dona Aldenora clama à comunidade do Cruzeiro de Santa Bárbara que se empenhem na preservação do templo e participem mais das celebrações. Ela também pede às autoridades que façam alguma coisa pela conservação da igrejinha de quase meio século.

“Vi essa igreja ser construída e fico muito triste ao vê-la nesse estado de quase abandono. Peço aos fiéis que ajudem a conservar a casa do povo de Deus, pois Ele nos dá tanta coisa que o mínimo que podemos fazer é cuidar do local onde nos reunimos para orar a Ele”, desabafa.

0 comentários:

Postar um comentário