sexta-feira, 2 de julho de 2010

Festejo de São Marçal deixa rastro de muita sujeira e odor em avenida do João Paulo



Sujeira, lixo e um mau cheiro que exalava ao longe. Isso foi o que ficou na Avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, após o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na última quarta-feira, dia 30, dia do santo que dá nome á avenida.

Durante toda quarta-feira, milhares de brincantes fizeram a festa ao som dos pandeirões e das matracas. Porém, junto com a alegria, a falta de higiene também esteve presente no meio da brincadeira.

O resultado foi uma grande quantidade de copos descartáveis, garrafas, sacos e demais materiais espalhados ao longo de toda a Avenida São Marçal. Entretanto, mais do que a sujeira, o que causou muitas reclamações de quem trabalha ou apenas transitava pelo local, na manhã desta quinta-feira, dia 1º, foi o mau cheiro deixado pelas ações nada educadas dos brincantes. “Estou aqui na parada de ônibus apenas há alguns minutos e já não estou aguentando esse odor que vem da rua. É horrível o que esse povo faz aqui, deveriam ser mais educados e jogar o lixo no lixo”, reclama o faxineiro Raimundo Cardoso, de 63 anos.

Os principais reclamantes da falta de educação dos brincantes são os comerciantes e trabalhadores. Eles se queixam que hoje tiveram um trabalho redobrado ao abrir as lojas logo pela manhã. “Tivemos que lavar toda a calçada e até o portão para ver se amenizava esse mau cheiro. Isso aqui estava uma imundice, além do lixo deixado nas calçadas, eles ainda fizeram a porta das lojas de banheiro”, queixou-se o vendedor Wellington Moreira, de 26 anos.

Prejuízo

Além de reclamar da sujeira, eles ressaltam o prejuízo que têm com o dia sem funcionamento por causa do encontro de bumba meu boi na Avenida São Marçal. Eles dizem que para quem vive de vendas, qualquer dia a menos representa diminuição no lucro no fim do mês.

Limpeza do local

Por volta das 9h desta quinta-feira, a agente de limpeza Ciane Serra, de 40 anos, fazia a segunda varredura no local. Segundo ela, seriam três equipes a limpar a sujeira deixada pelos brincantes. A primeira equipe começou o serviço logo após o encerramento das brincadeiras no fim da noite de quarta-feira. Ela pertencia à segunda equipe e a terceira concluiria o serviço na parte da tarde desta quinta.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que os serviços de limpeza de toda a área da festa de São Marçal, no bairro do João Paulo, foram iniciados na noite da última quarta-feira, dia 30, após o fim do festejo, para a retirada da maior parte da sujeira. A Semosp disse ainda, que as equipes de trabalho de limpeza retornarão ao João Paulo na noite desta quinta-feira, dia 1º, a partir das 22h para limpar o restante da sujeira acumulada no local, uma vez que o trânsito na avenida São Marçal estará mais tranqüilo.

0 comentários:

Postar um comentário