terça-feira, 6 de julho de 2010

Período de férias significa ônibus menos lotados e trânsito sem engarrafamento


Não serão apenas os shows, shoppings e demais atrativos que deverão mudar a rotina da população de São Luís com o início das férias escolares. O trânsito na cidade também deverá ficar mais tranqüilo com a pausa no calendário escolar, uma vez que sem os estudantes, os ônibus deverão circular com menos passageiros e conseqüentemente, levará menos tempo para fazer seu percurso.

Para o cobrador de ônibus Manoel Nascimento, de 41 anos, a diminuição no número de passageiros com o começo do período de férias chega a ficar em torno de 40 %. Nascimento frisa que a lotação dos coletivos por estudantes ocorre apenas nos horários de pico, quando os alunos estão indo à escola e voltando para casa. Ele enfatiza também que o fluxo no trânsito melhora muito no período e que o percurso é feito em tempo bem menor que nos outros meses do ano.

Os usuários de transporte coletivo dizem que observam uma diminuição significativa na demanda de passageiros que os ônibus transportam diariamente na capital, no mês de julho. Alguns dizem que a melhoria é supérflua, uma vez que ela dura apenas pouco menos de um mês e citam o aumento da frota de veículos como forma definitiva de amenizar o recorrente problema de ônibus superlotados. “Os estudantes são mesmo maioria nos ônibus e acabam por lotar muito deles, principalmente nos horários de pico, mas o verdadeiro motivo do problema da superlotação é o pequeno número de veículos que compõe a frota das empresas”, comenta a dona de casa Luzia Moraes, de 41 anos.

Opinião igual tem o aposentado Antônio Carlos de Araújo, de 65 anos. Ele mora no bairro do Parque Timbiras e conta que sempre vai ao centro pela manhã, horário em que os alunos estão indo à escola e que os coletivos estão sempre cheios.

Araújo concorda com a pausa no calendário escolar, pois ajuda a diminuir a superlotação dos ônibus e desafogar um pouco o trânsito, mas lembra que isso é apenas temporário. Quando as aulas reiniciam tudo volta ao normal.

Concordando com a população de que são os principais responsáveis pela superlotação dos ônibus, os estudantes também engrossam o coro dos que pedem o aumento da frota de veículos. “Concordo sim que a maioria dos passageiros dos ônibus em horário de pico é estudantes, mas acho que não somos os culpados por isso. A culpa é das empresas que não colocam mais ônibus. A frota é muito pequena para muita gente, principalmente muitos alunos”, opina a estudante Karol Lindoso, de 14 anos.


Taxistas prevêem aumento de lucro nas férias



Diferentemente dos ônibus, que devem ter uma diminuição no número de passageiros com a chegada das férias, os taxistas prevêem um aumento no número de clientes em julho. “Nas férias, o fluxo de pessoas em shoppings, praias, cinemas, festas e shows é bem maior. E para ir a esses lugares a maioria das pessoas não querem ir de ônibus, o que resulta no aumento do número de clientes. Isso sem falar nos turistas de outros estados e países. É aumento no lucro certo”, comemora o taxista Antônio José Pinheiro, de 50 anos e 20 de trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário