quarta-feira, 21 de julho de 2010

Buracos e falta de educação degradam ruas próximas à Fonte das Pedras



Quem trabalha ou simplesmente transita pelas ruas próximas ao Mercado Central, no Centro de São Luis, têm reclamado muito da situação de descaso das vias que dão acesso ao local. Além dos buracos, que chegam a deixar algumas ruas intransitáveis, as pessoas queixam-se ainda da falta de educação de certos transeuntes, que insistem em transformar os logradouros em banheiros públicos.

Os principais alvos das reclamações são as Ruas do Mocambo e da Inveja, que ficam ao lado da Fonte das Pedras. Buracos, praticamente cortam as duas vias ao meio, impedindo o trânsito de veículos e até de pedestres.

O vendedor Cláudio Chagas Barros, de 19 anos, contou que trabalha no local e tem observado a degradação do calçamento da Rua do Mocambo. “É sempre a mesma coisa, eles ajeitam no verão e quando começa a chover, a situação volta a ser essa aí. A rua toda acabada”, relata.

Barros disse ainda que se sente triste com o descaso com as ruas, uma vez que o local era normalmente atrativo para turistas que visitam São Luis, principalmente neste período de férias. “Como é que algum turista vai querer andar por aqui com essas ruas desse jeito? Isso é uma vergonha para todos nós que somos filhos de São Luis”, reclama o vendedor.

Virou banheiro público

Uma prática comum nas Ruas do Mocambo e da Inveja é ação de algumas pessoas que na hora do “aperto”, não pensam duas vezes e urinam em plena rua, sem se importar para nada.

A ação nada educada dos transeuntes agrava ainda mais a situação das vias, que além de tornar-se praticamente inacessíveis por causa dos buracos, exalam um mau cheiro quase insuportável. “Essas pessoas só podem achar que a Rua do Mocambo tem pouco problema e resolvem piorar ainda mais a situação. E eles nem ligam se tem gente olhando”, queixa-se o autônomo Antônio Gomes, de 35 anos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que já contratou empresa para realizar, em caráter de urgência, serviços de restauração em mais de 20 ruas da cidade. Os serviços já iniciaram na escadaria Humberto de Campos e se estenderão às demais vias. Serão executados trabalhos de recolocação de paralelepípedos e de placas de concreto, construção e reconstrução de meios-fios, desobstrução de galeria, serviços de tapa buracos, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário