segunda-feira, 28 de junho de 2010

PIS / Pasep pode ser sacado por trabalhadores até quarta



Nesta quarta-feira, dia 30, é a data limite para que os trabalhadores saquem o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O valor do abono é corrigido anualmente e deve ser sacado entre uma data indicada a partir do mês de nascimento do trabalhador até a data limite, que em 2010 é 30 de junho. As datas são determinadas pelo Ministério do Trabalho e os beneficiários devem retirar o abono em uma das agências da Caixa Econômica Federal (CEF), para o PIS e do Banco do Brasil (BB) para o Pasep.


Têm direito ao benefício todos os trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, e que trabalharam em 2008 com carteira assinada por pelo menos 30 dias, ganhando até dois salários mínimos.


De acordo com o gerente regional da Caixa Econômica no Maranhão, Cádimo Moura, existem 157 mil beneficiários do PIS / Pasep em todo o estado. Desse total, 8 mil ainda precisam sacar o abono.

Um desses trabalhadores maranhenses é o pedreiro Antônio Gil Martins, de 43 anos e mais de 10 de profissão. Como nasceu no mês de janeiro, o beneficiário contou que sacou o abono ainda em dezembro de 2009.

Casado e pai de quatro filhos, Antônio revelou que o benefício serviu apenas para pagar algumas contas atrasadas. O trabalhador reconhece a importância do abono. “Não é muita coisa diante da necessidade, mas já um acréscimo a nossa renda. É bom, porque é um dinheirinho a mais no orçamento que a gente sabe que pode contar”, ressaltou.

Como em anos anteriores, Cádimo Moura, disse que a Caixa econômica trabalha com um percentual de efetividade do pagamento em torno de 96 a 97 %. “Não devem ficar muitos trabalhadores sem sacar o benefício. Até porque com o cartão-cidadão, o beneficiário pode sacar em qualquer caixa eletrônico ou lotérica”, explicou.

O feriado desta terça-feira, 29, em São Luis e em alguns municípios maranhenses, não deve tornar-se um impedimento para quem ainda não sacou o benefício. Os trabalhadores que ainda tem dúvida sobre ter ou não direito ao PIS / Pasep podem entrar em contato com a Caixa pelo telefone 0800 – 726-0101.


Cádimo Moura informou ainda que os recursos equivalentes aos benefícios que não forem sacados até o dia 30 voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

0 comentários:

Postar um comentário