terça-feira, 13 de julho de 2010

Conheça alguns cuidados com a criançada no período de férias



Com o início do período de férias escolares, muitos pais já começam a pensar onde ou com quem deixar os filhos quando estiverem no trabalho. Alguns até tem uma pessoa responsável por cuidar das crianças, mas ainda assim, preocupam-se com as recomendações a fazer em relação acidentes domésticos, alimentação e vestimentas.


Diante dessa preocupação, fomos em busca de dicas de cuidados que pais e responsáveis devem ter com a criançada no período de maior diversão deles. Para isso, conversamos com a pediatra Luciane da Costa.


Primeiro a pediatra falou sobre a escolha da pessoa com quem deixar os filhos. A médica orienta que se procure alguém com ‘um certo’ vínculo com a criança, seja uma empregada doméstica com um bom tempo de serviço, ou mesmo algum familiar com quem os pequenos tenham um bom convívio.

Outra opção para os pais, caso não tenham com quem deixar as crianças, seria as tradicionais colônias de férias, que a maioria dos colégios realizam neste período. “Uma colônia de férias é recomendada até mesmo pela maior diversão que proporcionam às crianças e porque são acompanhadas por especialistas, o que dá aos pais uma maior segurança”, explica.

Em caso dos filhos ficarem em casa com algum responsável, a pediatra recomenda alguns cuidados básicos, mas muito importantes, em relação a acidentes domésticos, como a preocupação de evitar que as crianças tenham acesso á panelas quentes, fornos e instrumentos cortantes, como facas e garfos.

Ela ressalta também, o cuidado com a ingestão de produtos de limpeza, que normalmente tem algum componente químico, como água sanitária, detergentes e soda cáustica.


Alimentação e vestimenta


As férias, por serem um período muito quente, Luciane recomenda aos pais que tenham uma preocupação especial em relação à alimentação e a vestimenta dos pequenos.

Na questão dos alimentos, ela diz que é de suma importância o consumo de frutas, verduras e a ingestão de bastante líquido. A pediatra chama a atenção para os alimentos que normalmente os pais levam para a praia. Nesse caso, deve-se evitar levar alimentos perecíveis e priorizar alimentos que sejam mais fácil de serem preservados.


Em relação às vestimentas, a orientação é para as roupas mais leves e para os choques térmicos que pode acontecer no caso de se levar as crianças para shoppings, que normalmente são bastante frios e na saída deparar-se com uma temperatura mais alta fora dos estabelecimentos.

0 comentários:

Postar um comentário