sexta-feira, 7 de maio de 2010

Procura por curso técnico gratuito oferecido pelo Senac gera fila quilométrica


Centenas de pessoas formaram uma enorme fila na manhã desta sexta-feira, 7, em frente ao posto do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Rua do Passeio, Centro. Era o último dia para inscrição no Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferecia 25 vagas para o curso técnico em enfermagem.

Por volta das 11h, a estudante Cleiciane Santos, de 18 anos, moradora do bairro Vila Maranhão, era uma das pretendentes a vaga e disse a nossa reportagem que valeu a pena ter chegado nas primeiras horas do dia.

“Eu cheguei às 5h30. Vale a pena o sacrifício para quem quer mudar de vida. Quero muito me formar nessa área de técnica de enfermagem pra garantir um futuro melhor”, comentou.

A gerente de Divisão Técnica do Senac, Francilene Sousa do Rosário, informou que o PSG é fruto de um acordo firmado entre a instituição e o Governo Federal em 2008, com o objetivo de oferecer vagas gratuitas em diversos cursos. A formação vai do Inicial ao Nível Técnico. O programa é voltado para pessoas de baixa renda interessadas em capacitação para o mercado de trabalho.

Este ano já foram abertos três editais do PSG, segundo informou a gerente. O último ofereceu vagas para os cursos de cozinheiro, garçom e técnico de enfermagem. As inscrições para os cursos de cozinheiro e garçom foram realizadas de segunda a quinta-feira e para técnico em enfermagem apenas nesta sexta-feira.

Para conseguir uma vaga, os candidatos que procuraram o Senac, além de tentar pegar uma das 400 senhas, tiveram ainda que responder a um questionário socioeconômico. Após esssa etapa, será aplicada uma prova com questões de português e matemática. A prova está marcada para a próxima segunda-feira, 10.

A gerente Francilene Sousa disse que a seleção das pessoas que participarão do curso é feita, principalmente, por meio do Índice PSG, obtido a partir das respostas do questionário socioeconômico.

1 comentários:

Doutrina Cristã disse...

A história continua... Ainda que Jesus seja o Deus dos perdidos!

coragenm meus jovens Maranhense. vocês herdarão esta terra de palmeiras onde ainda canta o sabiá

Postar um comentário