Alunos do Complexo Educacional Domingos Vieira Filho, no Maiobão, fizeram uma grande manifestação na manhã desta terça-feira, dia 18. Eles pedem a reforma da escola, que está em péssimas condições. A principal reivindicação é a instalação de ventiladores nas 12 salas de aula.
Por volta das 9h, cerca de 250 estudantes começaram a manifestação dentro da escola e em pouco tempo ganharam às ruas. A passeata concentrou-se na Avenida 13, interditando-a. Em seguida, a Estrada de Ribamar, também foi bloqueada. Durante duas horas o trânsito no local ficou prejudicado nos dois sentidos.
O presidente da União Maranhense de Defesa Estudantil (Ames) José Moreira Neto, de 28 anos, que estava à frente da manifestação, disse que a falta de infraestrutura do C.E Domingos Vieira Filho envolve problemas na quadra esportiva e nos bebedouros da escola, além da falta de ventiladores na escola, que é a principal reclamação.
“Com o calor exagerado que faz nos últimos dias no Maranhão, é inviável aos alunos concentrarem-se nas aulas”, comentou.
A estudante Gabriela Guimarães, de 17 anos, disse que os problemas na escola já dura mais de três anos e que devido ao calor, alguns alunos já chegaram a desmaiar em sala de aula.
O diretor da escola, Antonio Carlos Silva, informou que desde que assumiu a direção da instituição, há três anos, vem encaminhando vários ofícios à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), solicitando a reforma urgente da escola, mas ainda não obteve respostas. Ele informou ainda que são necessários no mínimo quatro ventiladores por sala.
Na última segunda-feira, dia 17, o diretor teria procurado a Seduc para mais uma vez solicitar as melhorias na escola. Na ocasião, uma reunião foi marcada uma reunião entre a subsecretária da Seduc Carmen Casses e uma comissão formada por professores, pais de alunos e alunos, além do diretor. A reunião foi marcada para a tarde desta terça-feira, dia 18.
A Seduc informou por meio de sua assessoria de imprensa, que anunciou na manhã desta terça, 18, a reforma geral do Centro de Ensino Domingos Vieira Silva. Serão colocados quatro ventiladores em cada turma.
A Seduc informou ainda que, fora esta demanda, serão trocadas as instalações elétricas, hidráulicas, além de pintura e adaptações dos banheiros para atender as necessidades de cadeirantes. Será realizado também um projeto de paisagismo nas áreas livres da unidade de ensino.
Até o final deste mês, a Seduc disse que finalizará o levantamento técnico necessário para iniciar as obras na escola.
0 comentários:
Postar um comentário