sexta-feira, 14 de maio de 2010

De olho na Refinaria, ludovicenses buscam qualificação profissional


O anúncio dos grandes investimentos que devem chegar ao Maranhão nos próximos anos, como a Refinaria de petróleo Premium, que deve ser construída no município de Bacabeira, está levando muitas pessoas a procurar cursos técnicos se capacitando para os possíveis empregos que serão gerados.

Esse é o caso das estudantes Thaynara Araújo, de 17 anos e Josielma Costa, de 18. Elas tiraram a manhã de quinta-feira, 13, para procurar uma instituição que ofereça um bom curso técnico na área de Meio Ambiente.

“Quero conseguir um bom curso que me prepare bem para o mercado de trabalho, pois a concorrência é muito grande”, comentou Josielma.

Diante da intensa procura da população ludovicense, fomos em busca de informações sobre o que deve ser levado em conta na hora de escolher uma instituição para ingressar em um curso técnico. Procuramos também saber quais são as formações técnicas que de fato fazem a diferença na hora de conseguir um bom emprego. O alvo são os empreendimentos previstos para o Maranhão.

Conversamos com o professor e diretor de curso técnico ICEP, Steffano Nunes. Ele atua há dez anos na área e deu algumas dicas valiosas para quem pretende qualificar-se visando um bom emprego.

Sobre a instituição de ensino

Na hora de escolher a instituição de ensino, Nunes orienta as pessoas a falar com alguém que já tenha feito o curso técnico que pretende cursar. Ele explicou que, normalmente, uma pessoa que já teve alguma experiência com esse tipo de ensino, terá tanto boas como más referências.

“Deve-se procurar saber se a instituição oferece aulas teóricas e práticas e se encaminha o aluno como estagiário ao mercado de trabalho através de convênios com empresas. O fato de estagiar ainda enquanto estiver estudando ou logo após a conclusão do curso é muito importante para conseguir um bom emprego posteriormente”, esclarece.

O professor disse ainda que o tempo de atuação da instituição no mercado é muito importante. Segundo ele, instituições que surgem muito rápido acabam mais rápido ainda, e normalmente isso resulta em prejuízos para os alunos que têm seu investimento perdido.

Que cursos podem garantir um bom emprego?

Steffano Nunes, disse que além dos cursos de Técnico em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, formações que são muito procuradas em São Luis, um novo curso foi criado visando os postos de emprego que devem ser criados com a construção da Refinaria Premium. É a qualificação em petróleo e gás.

“Como a área de atuação da refinaria é mesmo petróleo e seus derivados, é muito importante que os maranhenses que pretendem conseguir um emprego nesse investimento busquem qualificar-se teórica e praticamente sobre o mercado desse segmento”, completa.

O professor ressalta ainda que mesmo as pessoas formadas em outro curso técnico devem procurar buscar uma qualificação em petróleo e seus derivados, o que aumentará suas chances de conseguir um emprego diante de outro candidato que não tem formação nessa área.

0 comentários:

Postar um comentário