terça-feira, 12 de abril de 2011

Ruas do Anjo da Guarda começam a se transformar em cenários para a Via Sacra 2011

Operários montam palco na Praça do Anjo
Em contagem regressiva para a encenação do 30º espetáculo Via Sacra, as ruas do bairro do Anjo da Guarda começam a se transformar em um grande cenário ao ar livre. Iniciada neste fim de semana, a montagem dos palcos onde os atores interpretarão mais uma vez cenas da vida, morte e ressurreição de Jesus, está em ritmo acelerado.


Nas Praças do Recanto da Paixão, do Anjo e da Ressurreição, que são os três principais pontos de encenação do espetáculo, operários se desdobram no esforço conjunto de transformar espaços públicos em cenários como o Castelo do rei Herodes, o Templo de Jerusalém, o Horto das Oliveiras, o Palácio de Pilatos e o Calvário.


De acordo com Edson Lima, assistente de cenografia da Via Sacra, não tem como haver muitas mudanças nos cenários do espetáculo de um ano para o outro, uma vez que estes sempre obedecem a um modelo inspirado na arquitetura da Grécia Antiga.


Para a elaboração de cada cenário, Edson conta que a equipe responsável recorre a livros e filmes que mostram como eram as construções da época.


“Isso é importante para que possamos retratar de forma mais fiel possível cada detalhe da arquitetura de castelos, palácios e demais construções da época em que se passa o nosso espetáculo”, enfatiza.


Mesmo não podendo fazer grandes alterações no cenário, o assistente de cenografia revela que está programada uma novidade para a encenação desse ano. A inovação acontecerá no Recanto da paixão, onde acontecerá o primeiro ato.


Como no espaço acontecem quatro cenas (Nascimento de Jesus, matança das crianças a mando de Herodes, Batismo de Jesus e o Sermão da Montanha), a equipe de cenografia recorrerá à técnica do teatro de sombras para a passagem de uma cena para outra.



0 comentários:

Postar um comentário