terça-feira, 5 de abril de 2011

Bira do Pindaré cobra explicações acerca da Saúde Pública no Maranhão

Bira cobrou explicações na tribuna da Assembleia Legislativa
O deputado Bira do Pindaré lembrando a reportagem do Globo Repórter (TV Globo), da última sexta-feira, 1, que tratava do Sistema de Saúde Pública brasileiro, e em especial do MA, entregou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa vários requerimentos.


Bira destacou o fato de o MA sempre ser noticiado, pela mídia nacional, como um dos piores índices e indicadores sociais do país. “Isso é o que nos envergonha e é contra isso que nós lutamos, isto é, para sair desse estágio dos piores indicadores sociais que já são conhecidos por nós, sabemos de cor e salteado. A saúde é uma das referências desse quadro de abandono em que se encontra o Estado do Maranhão”, condenou o parlamentar.


Segundo o deputado, a situação do Hospital Aldenora Bello é um exemplo deste descaso com a saúde pública no estado. Pelo risco de dificuldades financeiras, a Fundação encerrou, em 23 de março, a prestação dos serviços de emergência oncológica.

O convênio 249/2008, assinado ainda no Governo Jackson, recebemos, até 31/12/2008 financiamento para os serviços supra e outros de alta complexidade em oncologia. O convênio garantia R$ 237 mil mensais, para compensar a diferença entre a tabela SUS e os custos da Fundação.


Nos últimos 7 meses foram realizadas 926 consultas na oncologia e foram gastos por volta de R$ 379.000,00 com o pagamentos dos médicos residentes na Casa. A direção do Hospital confirmou que a secretaria cortou o convênio, pois alegava que a prefeitura de São Luís que deveria arcar com essa despesa.


O deputado, como havia se comprometido, entregou a mesa diretora da Casa uma indicação à governadora Roseana Sarney pedindo a assinatura de um novo convênio entre a secretaria de Saúde e a Fundação. O parlamentar também apresentou um requerimento solicitando que a Comissão de Saúde da AL-MA visite o hospital e aproveitou para pedir informações sobre o andamento da obra dos 72 hospitais prometidos pela governadora ainda no ano passado.



















0 comentários:

Postar um comentário