quarta-feira, 20 de abril de 2011

“Da poeira aos palcos!”: Tudo pronto para a 30ª edição do espetáculo Via Sacra do Anjo da Guarda

A Via Sacra do Anjo da Guarda vai começar!
Há 29 anos o Grupo GRITA (Grupo Independente de Teatro Amador) realiza a Via Sacra do Anjo da Guarda, uma das maiores montagens da Paixão de Cristo realizadas no Brasil. O espetáculo já foi visto por cerca de 2 milhões de pessoas, desde sua primeira apresentação em 1981.

Em 2011 o espetáculo Via Sacra comemorará 30 anos e terá como tema “Da poeira aos palcos!”, uma homenagem à trajetória do espetáculo que se apresenta pelas ruas do bairro do Anjo da Guarda desde 1981. As apresentações acontecerão dias 21 e 22 de abril.

“O tema é uma referência à nossa luta ao longo desses anos, uma luta que tornou aquele espetáculo que contava com apenas 70 pessoas entre organização, oficineiros e elenco, em um espetáculo grandioso, com cerca de 1.500 pessoas envolvidas e um público estimado em 200 mil pessoas nos dois dias de apresentação”, afirma Cláudio Silva, que volta à direção geral do espetáculo este ano após o AVC ocorrido em fevereiro de 2010.

Fruto de um trabalho, que reúne toda a comunidade do Itaqui-Bacanga, em especial do Anjo da Guarda, a Via Sacra é motivo de orgulho para a cidade. Os números falam por si só: são mais de 1.100 pessoas envolvidas diretamente no evento entre elenco, produção, apoio e equipe técnica - um aumento bastante significativo. Trata-se realmente de uma superprodução. Só no elenco deste ano a Via Sacra terá mais de 800 pessoas atuando: são 300 caracterizadas de povo, além de 186 soldados, 200 crianças que formam um belíssimo balé de anjos, 72 bailarinos, 55 no elenco principal e mais o elenco de apoio. E todos estão empenhados em fazer um espetáculo ainda mais bonito que no ano passado. O público estimado para este ano é de aproximadamente 200 mil pessoas nos dois dias de apresentação.

Os cenários estão montados em quatro pontos: Recanto da Paixão, Largo do Teatro, Praça do Anjo e Praça da Ressurreição, com um cortejo passando pelas principais avenidas do bairro, totalizando 2 km de percurso. O espetáculo contará com uma grande estrutura de palco som e luz. A Via Sacra 2011 conta com o patrocínio da Vale, com o apoio do Governo do Estado do Maranhão e com o incentivo cultural da Prefeitura Municipal de São Luís.

Além da valorização do talento e do trabalho dos moradores da região, o espetáculo propicia considerável impulso na economia local, contemplando desde os comerciantes que fornecem material para a montagem, a mão de obra, até os que atuam no comércio informal.

O evento contará com a presença efetiva de 326 homens da Polícia Militar e cerca de 70 do Corpo de Bombeiros Além disso, 100 recepcionistas estarão no local para orientar o público. A estrutura prevê ainda locais para estacionamento que contará com 30 flanelinhas da comunidade que foram cadastrados e devidamente treinados pela polícia militar.

Novidades

Uma das grandes novidades deste ano é a inclusão da cena da Dança de Salomé no cortejo do espetáculo. Mas outras novidades estão sendo preparadas, especialmente pela ocasião dos 30 anos de Via Sacra. Para tanto, uma bela homenagem à trajetória do espetáculo está sendo preparada com muito entusiasmo. A direção do Grupo explica que a história não é alterada, o que mudam são alguns aspectos na maneira como ela é passada ao público. Mudanças estão sendo feitas em várias cenas, abrilhantando ainda mais cada ato. A idéia é inserir mais elementos cênicos, dando mais ação e brilhantismo ao enredo, além de incluir novas cenas.

Um grande espetáculo

A realização da Via Sacra contribui para elevar na comunidade do Anjo da Guarda os valores de cidadania e os sentimentos de auto-estima e responsabilidade social. Na Quinta e Sexta-Feira Santa peregrinam pelas ruas do Anjo, num percurso de dois (2) quilômetros, dezenas de milhares de pessoas arrebatadas pela força do mistério e envolvidas na fruição da estética da encenação da Paixão de Cristo.

Este é um dos mais bem-sucedidos espetáculos da dramaturgia brasileira. São 30 anos de história, emocionando e atraindo milhares de pessoas. A entrada é totalmente gratuita e o público sente-se envolvido intimamente em cada ato. Além do aspecto cultural, vale ressaltar também os aspectos sócio-econômicos. A produção da Via Sacra é um momento muito importante para a comunidade do Anjo da Guarda, já que o espetáculo possibilita a contratação de profissionais de diversas áreas, dinamiza a economia formal e informal e propicia a elevação da auto-estima. A Via Sacra é um evento que trabalha aspectos religiosos, culturais e sociais, refletindo a história de luta da comunidade do Anjo da Guarda pela conquista dos direitos humanos e valorização do teatro popular.

0 comentários:

Postar um comentário