terça-feira, 17 de novembro de 2009

Moradores do bairro Pirâmide denunciam descaso e afirmam que bairro está "órfão de pai e mãe"


O fato de um bairro pertencer a dois municípios pode parecer um privilégio. Mas com o bairro da Pirâmide, que fica localizado em território limítrofe nos municípios de Raposa e Paço do Lumiar, acontece exatamente o contrário. Essa condição tornou-se um problema. Isso porque, segundo moradores, um joga a responsabilidade para o outro.

O bairro tem 11 anos de existência e 30% do seu território pertencente à Raposa, enquanto os outros 70% é de Paço do Lumiar. O morador Pedro Alcântara diz que o bairro é “órfão de pai e mãe”, pois se encontra totalmente abandonado pelos dois municípios. A situação é mais caótica nas Avenidas 1 e 2, que sofrem com problemas estruturais e de segurança desde que o bairro existe.

As avenidas estão totalmente sem condições trafegáveis em toda a sua extensão. Os ônibus que fazem linha para o bairro têm dificuldades de entrar no local. Moradores denunciam que até para pedestres é difícil andar nas vias do bairro.

“Vivemos jogados às cobras”. A frase de revolta é do morador Luis Eduardo Fontoura, de 44 anos. Ele tem dois pontos comercias na Avenida 1 e se diz muito prejudicado com os problemas sofridos pelo bairro.

“Estou sendo prejudicado com essa situação de verdadeiro abandono. Perdi seis funcionários, porque eles moravam em outro bairro e tinham dificuldade de chegar aqui. Nós pagamos nossos impostos direitinho e queremos o retorno em ações que nos beneficiem”, disse revoltado Luis Eduardo.

Fontoura lembra ainda que no início do ano os moradores fizeram uma manifestação. Inclusive houve confronto com policiais, solicitando a solução dos problemas. O medo dos moradores aumenta á medida que se aproxima o período chuvoso.

“Se sem chuva está desse jeito, imagine com a chegada das chuvas. Isso aqui fica um verdadeiro inferno”, alertou um morador.

Eles afirmam que se nenhuma providência for tomada, nos próximos dias outras manifestações serão organizadas.

A Coordenação de Comunicação da prefeitura de Paço do Lumiar informou que na manhã desta terça-feira, 17, aconteceu uma reunião entre os prefeitos Onacyr Paraíba de Raposa e Bia Venâncio de Paço do Lumiar. Foi selado um acordo entre as duas prefeituras, para a solução de problemas nos bairros que ficam em locais limítrofes dos dois municípios.

Na reunião estiveram presentes também vereadores das duas câmaras municipais. O acordo definiu a realização de melhorias nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura, incluindo o bairro da Pirâmide.

A coordenação destacou também a realização de uma outra reunião no próximo dia 25, no município de Raposa, onde será assinado um pacto de cooperação entre as duas prefeituras.

0 comentários:

Postar um comentário