quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Alunos do PQD da Uema estão com formatura ameaçada


Mais de 7.000 alunos do Programa de Qualificação de Docentes (PQD) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) correm o risco de não concluírem sua formação. Tudo se deve a um impasse entre professores do programa e a reitoria da universidade.

Os professores do PQD denunciam que o reitor José Augusto Silva Oliveira está impedindo o recebimento dos salários. Nenhum dos pólos onde o programa é aplicado estaria recebendo dinheiro. O pagamento está atrasado desde julho. Para ser liberado, o reitor precisa assinar um processo. O documento deve conter a relação dos professores com os respectivos valores a receber.

Por causa desse impedimento, os professores ameaçam não liberar as notas dos alunos. Isso impediria a colação de grau prevista para dezembro. Um total de 3.860 alunos estão em processo de formatura e serão prejudicados. Além disso, outros 3.453 estudantes estão em meados do curso e também podem ser afetados. Todos correm o risco de ter a formação comprometida.

Há três semanas professores do PQD fazem revezamento para falar com o reitor. Eles pedem a assinatura do processo. Contudo, até agora não obtiveram sucesso. A professora Kátia Regina de 36 anos denuncia as motivações para o não pagamento. Ela afirma que o reitor está retaliando a coordenadora geral do PQD, Iva de Sousa, por questões políticas. Iva seria adversária dele na próxima disputa para a reitoria.

Kátia Regina explica que se o reitor não assinar o processo até o próximo dia 25, o pagamento pode não ser liberado. Isso porque o documento segue para o sistema do governo. Cerca de R$ 814.510 aguardam ordem para serem disponibilizados.

Os professores disseram que o pró-reitor José Bello Salgado Neto, informou que o programa está no fim. Por esse motivo, não haveria mais dinheiro para pagar os professores. Os educadores argumentam ser ilógico o programa acabar enquanto existem alunos matriculados.

“Como é que o PQD pode acabar se ainda existem 91 turmas do programa nos 39 pólos da universidade?”, indaga a professora Kely Regina.

Caso continue o impasse, os professores continuarão a prender as notas dos alunos, impedindo a formatura dos mesmos. A secretária da reitoria da Uema, Lucilene Barros, informou que o reitor José Augusto Silva Oliveira viajou esta tarde para o interior do estado. Interrogado sobre o processo, ela afirmou que José deixou o documento assinado.
Ela relatou ainda que agora o documento será encaminhado para a Pró-reitoria de Administração. Com a autorização do reitor, de lá, o processo segue para a Pró-reitoria de Planejamento e depois para a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Feito isso, será solicitada a liberação de recurso para pagar os salários.

PQD
O PQD existe desde 2003 e até o primeiro semestre desse ano era pago pelo Instituto Superior de Educação Continuada (Isec). A fundação financia projetos educacionais. A partir do segundo semestre, o pagamento dos professores passou a ser feito pela própria universidade. Para isso é necessário cadastrar todos os professores.

0 comentários:

Postar um comentário