quinta-feira, 24 de junho de 2010
Moradores do Coroadinho ganham geladeiras novas do programa Caravana da Economia da Cemar
Uma grande fila de geladeiras velhas formou-se na manhã desta quarta-feira, 23, em frente à sede da Fundação Bradesco, na Avenida dos Africanos. Os eletrodomésticos pertenciam a 360 moradores do Coroadinho e bairros adjacentes, beneficiados pelo programa Caravana da Economia, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
O programa, que existe desde 2007, tem como principal objetivo diminuir os gastos com energia elétrica de famílias de baixa renda de todo o Maranhão, por meio da troca de geladeiras velhas por novas. De acordo com a engenheira de Planejamento da Cemar, Monique de Freitas, a troca dos eletrodomésticos velhos por novos representa uma economia de até 20 % nas contas mensais de cada família.
Monique Freitas informou que o programa possui três etapas. Na primeira, é realizado um cadastro dos moradores da área. Na segunda, os técnicos da Cemar visitam todos os moradores e avaliam se estes têm baixa renda, se possuem mesmo utensílios velhos, se são titulares da conta de energia e ainda se estão com o pagamento das contas em dia.
Na terceira e última etapa, a companhia convoca os contemplados para realizar a troca das geladeiras.
“Todo esse processo é importante para que o programa não cometa nenhuma injustiça. Na região do Coroadinho, por exemplo, foram cadastrados 900 pessoas, mas apenas 360 estavam dentro das condições exigidas”, completou Monique.
O cadastro dos moradores do bairro do Coroadinho e adjacências aconteceu há cerca de 15 dias. Na noite de terça-feira, 22, foi feito o anúncio dos 360 beneficiados e nesta quarta-feira, aconteceu a troca dos utensílios.
Beneficiados
Uma das moradoras contempladas foi a aposentada Maria do Socorrro Sousa, de 68 anos. Ela mora na Vila dos Nobres e relatou como foi a alegria de poder trocar a geladeira que tem há mais de 15 anos.
“Estou muito feliz de ganhar uma geladeira nova. Mas quem vai ficar mais feliz vão ser meus dois netos que eu crio. Eles viviam reclamando que a nossa geladeira velha não gelava direito. Isso sem falar na conta que vai vir mais baixa. Será uma boa economia no meu salário que já que é pequeno”, comemora.
Segundo Monique de Freitas, após serem trocadas por uma nova, as geladeiras velhas são desmanchadas e os materiais são reciclados pela empresa Esmaltec, contratada pela Cemar.
Próximos
O programa já beneficiou moradores de 10 cidades em todo o estado e em 2010, foram trocadas 10.800 geladeiras. Os próximos beneficiados pelo programa Caravana da Economia deverão ser os moradores do município de São José de Ribamar, onde segundo Monique de Freitas, o cadastro já foi feito e a troca das geladeiras deve acontecer no início de julho, quando será concluída a avaliação dos moradores cadastrados. Ainda no início de julho, está previsto um novo cadastro, desta vez, no bairro da Liberdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário