quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aqui-MA, o jornal mais lido do estado completa dois anos nesta quarta



O IMPARCIAL ONLINE

Dois anos. Desde o advento da internet, na década de 90, que o mundo aposta: os jornais vão acabar. O planeta não guardaria mais espaço para os diários, impressos em papel. Em 2 de junho de 2008, uma segunda-feira, o grupo Diários Associados do Maranhão, apostava no contrário: imprimia em seu Parque Gráfico, no Renascença, três mil exemplares do Aqui-MA: jornal impresso, com atenções voltadas para o segmento popular, formado por notícias curtas e de puro interesse público.

Quem apostou contra, errou. Hoje, em 2 de junho de 2010, a surpresa: o "pequeno notável" Aqui-MA é o jornal mais vendido da história do Maranhão. São, em média, 50,5 mil exemplares impressos por dia. De acordo com dados do Instituto Verificação de Circulação (IVC), o popular do D.A vendeu, em março, 41,3 mil jornais a cada dia.

Notícias curtas e diretas, preço baixo e um projeto gráfico atraente. Será esse o segredo de tanto sucesso? Para os jornalistas que diariamente fazem o Aqui-MA não é apenas isso. "O jornal se interessa pelos problemas do leitor, tenta resolvê-los. Acredito que nunca um veículo foi tão próximo das comunidades e dos problemas dos bairros como o Aqui-MA", afirma o editor de Cidades, Cássio Bezerra. O editor de esportes, Saulo Duailibe, acrescenta que o popular abre diariamente canais de interação com o leitor, buscando sempre a fidelização. "Temos muitos quadros nos quais abrimos para opinião e participação do leitor. E sempre dá muito certo e são bastante lidos. O segredo é também dá voz a quem gostaria de emitir opiniões", comenta.

A cobertura policial, carro-chefe do diário, é comandada pelo jornalista Douglas Cunha. E ele conta da dificuldade que os repórteres passam diariamente para levar aos leitores a informação de maneira mais verdadeira. "O jornalismo policial é complexo. Exige muito critério e cuidado, porque tratamos diariamente com vidas e com mortes", comenta.

Série

Para tornar-se o jornal mais querido do estado, o Aqui-MA, como toda empresa que busca a liderança, passou por dificuldades e venceu desafios. Foi deixado de lado por vendedores inicialmente e também desacreditado por alguns anunciantes. Para contar a trajetória vitoriosa deste jornal, iniciamos a partir de hoje uma série de reportagens com curiosidades e homenagens a quem sempre apoiou o jornal nesses dois anos de vida. A primeira delas você pode conferir na editoria de esporte e trata dos quadros que interagem diariamente com os leitores.

0 comentários:

Postar um comentário