sábado, 7 de abril de 2012

Via Sacra do Anjo da Guarda dá destaque aos 400 anos de São Luís na sua 31ª edição


Um espetáculo de muita beleza, harmonia, emoção, homenagens e envolvimento comunitário. Assim foi a encenação dos dois dias da 31ª edição da Via Sacra do Anjo da Guarda, nesta quinta-feira, 05 e sexta-feira, 06. O espetáculo é realizado pelo Grupo Independente de Teatro Amador (GRITA),

Com o tema “Uma história em dois tempos”, a Via Sacra 2012 retrata a história de Jesus Cristo com duas linhas de enfoques: os registros da sua trajetória encontrada nos escritos bíblicos e apresenta ainda uma visão contemporânea, em quadros performáticos, fazendo uma alusão aos 400 anos da cidade de São Luís.

Cerca de 200 mil pessoas assistiram os dois dias do espetáculo, que é o maior ao ar livre do Maranhão e uma das maiores produções do gênero no Brasil. O grande público que misturava moradores do bairro e de outras áreas de São Luís, viram a maior história de todos os tempos ser recontada mais uma vez e presenciaram o talento de atores saídos da própria comunidade, que se transforma em um grande cenário a céu aberto nos dias de encenação.

Os 400 anos de São Luís na Via Sacra 2012

O enfoque da Via Sacra em 2012 foi em relação aos 400 anos que a cidade de São Luís completará em setembro desse ano. Para isso, o grupo GRITA levou para o Corredor da Reflexão quadros vivos representando cenas de montagens de espetáculos teatrais dos grupos maranhenses: Laborarte, com “O Cavaleiro do Destino”, de Tácito Borralho; o Mutirão, com “Tempo de Espera,” de Aldo Leite e o Grupo GRITA, com “Juca Pirama”, de Gonçalves Dias. 

Os espetáculos foram escolhidos por serem baseados em obras de autores considerados ícones da dramaturgia brasileira, e que retratam através da literatura dramática uma parte da história de São Luís ainda atual, com um enfoque poético do homem em busca da liberdade, dentro de um contexto lendários e social, embora tenham sido concebidos nos séculos XIX e XX. Além disso, a ambientação cenográfica do corredor também retratava a historicidade da capital maranhense, com portais e plotagens com imagens das principais lendas de São Luís.

Além do Corredor da Reflexão, os 400 anos de São Luís foi enfoque ainda no momento da Anunciação da Ressurreição de Jesus. O ator Aldo Juricê, fez uma crítica aos problemas ainda vivenciados pelos ludovicenses mesmo após 400 anos de história.

Números da Via Sacra 

De acordo com a organização do espetáculo, são mais de 1.100 pessoas envolvidas diretamente na preparação, produção e realização da encenação, entre elenco, produção, apoio e equipe técnica. São mais de 700 pessoas atuando, a grande maioria formada por moradores do próprio bairro, que se transformam em atores por dois dias.

0 comentários:

Postar um comentário