segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cerca de 20 mil pessoas na Praça Maria Aragão em nome da Cruz da Jornada Mundial da Juventude


Milhares de pessoas pela Cruz da JMJ!
Cerca de 20 mil pessoas, a maioria jovens, estiveram presentes na solenidade da Passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora por São Luís. O evento que teve missa, apresentações culturais e shows com bandas e cantores católicos, aconteceu na noite do último sábado (28) na Praça Maria Aragão.


A solenidade faz parte do Bote Fé, evento católico de acolhida da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ - Rio 2013) e do Ícone de Nossa Senhora, na capital maranhense. O evento acontece desde a última sexta-feira (27) e segue até esta segunda-feira (30), com visitas a igrejas e instituições da Ilha.


Além da juventude de São Luís, jovens de outras cidades que fazem parte da Arquidiocese de São Luís, como Santa Rita, Bacabeira e Rosário estiveram presentes na Praça Maria Aragão. A estudante Paula Muniz, de 17 anos, veio de Santa Rita com mais cerca de 50 jovens em um ônibus conseguido pela paróquia da cidade. Ela fala da emoção que foi participar do momento solene dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude.


"Participar desse momento foi algo sem explicação. Uma coisa linda, ver toda aquelas pessoas juntas, especialmente a juventude. Todos juntos por uma causa maior, a Cruz de Cristo. Fiquei tão feliz, parecia um sonho! Para mim a cruz representa a nossa salvação através de Jesus", disse ela emocionada.


Para Jessica Valentim, de 17 anos, também de Santa Rita, valeu a pena percorrer os 85 Km da sua cidade natal a São Luís e traçar a mesma distância na volta, chegando em casa por volta das 2h da madrugada.


"Foi um imenso prazer sair da minha casa e presenciar esse momento de fé e devoção. Espero que mais jovens conscientizem-se sobre o quanto é bom estar perto de Deus. Agora é só esperar a Jornada Mundial da Juventude, ano que vem no Rio de Janeiro", relatou.


A assessora da Pastoral da Juventude da Forania Santos Anjos de Guarda (Área Itaqui-Bacanga), Gladys Alves, de 32 anos, está participando de todos os momentos da passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora por São Luís e fala o que eles representam.


"Com a presença desses símbolos no nosso meio, há um sentimento de fortalecimento da fé, como católica e principalmente como cristã. Mesmo sabendo que são apenas símbolos, sinto que minha fé se torna mais forte com a espiritualidade que emana desses momentos, principalmente em relação ao nosso serviço pastoral", comenta.


A peregrinação da Cruz

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora chegaram a Praça Maria Aragão por volta das 18h30, vindos de um dia de intensa atividade. Logo às 6h30 da manhã, os símbolos seguiram da Igreja da Sé para a cidade de Bacabeira, a 61 Km de São Luís, onde permaneceu até o meio dia, com missa, e homenagens.


Às 14h, a Cruz e o Ícone estiveram no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e às 16h no Hospital Aldenora Bello. Do hospital, os símbolos seguiram para a Praça Maria Aragão, onde foi recebida com muita festa e alegria pelas milhares de pessoas prsentes.

Após a missa, as apresentações culturais e os shows dos cantores católicos Zé Vicente, Padre Reginaldo Manzotti, Davison Silva e da banda Via 33, os símbolos seguiram para a Igreja de São Miguel Arcanjo.

0 comentários:

Postar um comentário