quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Passeata de agentes congestiona a Avenida Daniel de La Touche


Uma manifestação de guardas municipais e agentes de trânsito causou um engarrafamento de aproximadamente 3km na Avenida Daniel de La Touche, no início da manhã de hoje (quinta-feira, 19). O engarrafamento estendeu-se até o retorno da Cohama.

A passeata organizada pelo Sindicato dos Guardas Municipais do Maranhão (Sigmema) e Sindicato dos Agentes de Trânsito de São Luis (Sindtrânsito) saiu da sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Smtt) e seguiu em direção ao Palácio La Ravardiere, sede da prefeitura.

O presidente do Sigmema Weber Henrique informou que a manifestação tinha como principal objetivo posicionar-se contra o requerimento recém-aprovado pela Câmara Municipal, aumentando o valor da taxa por insalubridade (risco de vida) de 20% para 40%. A categoria reivindica aumento para 100%. Com base nas reivindicações os manifestantes, que contabilizavam mais de 300, empunhavam faixas e gritavam palavras de ordem como “Por cento, por cento, a vida vale cem!”.

“A nossa vida vale só 40%?”, indagou revoltado um agente de trânsito.

O presidente do sindicato afirmou ainda que a categoria decidiu parar as atividades por 48 horas, ou até que sejam recebidos pelo prefeito e obtenham uma resposta satisfatória.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Smtt) informou que as reivindicações da categoria estão sendo atendidas. Um exemplo disso, segundo eles, foi a entrega dos novos veículos e uniformes aos agentes de trânsito, realizada na última quarta-feira, 18. Sobre a questão da insalubridade, a Secretaria informou que as reivindicações dos sindicatos estão sendo estudadas e debatidas em reuniões com a categoria.

0 comentários:

Postar um comentário