segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Empresas de transporte coletivo são alvos de reclamação



O transporte público na Grande São Luis vem constantemente sendo alvo de reclamações. As principais queixas recaem sobre as empresas. Usuários denunciam atos de desrespeito de motoristas e cobradores, além de defeitos e atrasos de ônibus.

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Smtt) mostrou que 48% dos usuários de transporte coletivo estão insatisfeitos com a conduta de cobradores e motoristas e com os próprios veículos das frotas.

Defeitos e desrespeito

Usuários da empresa Maranhense, que presta serviços à cidade de São José de Ribamar afirmaram que os veículos da empresa apresentam defeitos continuamente, além da demora entre um ônibus e outro.

Um usuário diário dos ônibus da empresa, Jean Carlos, informou que um dos defeitos que mais observa nos veículos é um som estranho vindo do sensor do radiador, o que indica falta d’água no veículo. Por conta desse problema os motoristas são obrigados a parar. Jean reclamou ainda que devido a essas paradas que se repetem quase todos os dias, os usuários sempre chegam atrasados no trabalho, cursos ou escolas.

“Até já esgotaram as desculpas que apresentamos aos nossos patrões, escolas e cursos”, afirmou.

Além desse defeito, os passageiros denunciam também que os ônibus da empresa não têm catraca eletrônica, o que os obriga a gastar R$ 2 a cada viagem e que a demora entre um ônibus e outro chega a até uma hora.

O Superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte (SET) de São Luis, Luis Cláudio Siqueira informou que o sindicato realiza permanentemente um trabalho de formação dos funcionários das empresas de ônibus coletivos, no sentido de orientá-los a bem tratar os usuários. A orientação acontece nas próprias empresas.

Siqueira orienta ainda os usuários a fazerem as reclamações pela Ouvidoria da Smtt, através do número 156, e do Set, através do 2106-1840 ou ainda, diretamente nas empresas de ônibus, através dos números que são informados no interior dos veículos.

Falta de respeito a direitos trabalhistas
Em contrapartida às reclamações dos usuários, alguns motoristas e cobradores da empresa São Marcos denunciaram o desrespeito da empresa para com os direitos trabalhistas dos funcionários.

A denúncia relata que a São Marcos não estaria fornecendo uniforme aos funcionários, assinando a carteira de trabalho, pagando hora extra, plano de saúde e está há mais de dois anos sem pagar ticket alimentação. Um funcionário que trabalha há vários anos na empresa disse que ninguém pode reclamar, caso contrário é mandado para a rua. A empresa São Marcos negou todas as denúncias e afirmou não ter recebido nenhuma reclamação de funcionários.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Dorival Sousa da Silva, disse que ainda não foi feita nenhuma reclamação sobre as irregularidades na empresa. Silva disse ainda que será formada uma equipe para averiguar as denúncias e se forem confirmadas a empresa será fechada.

1 comentários:

Unknown disse...

nao sao somente os usuarios que sofrem desrespeito dentro dos coletivos.muitos são tambem os passageiros que se esquecem que motorista e cobrador são "gente como a gente".ja estou cansada de ouvir as agressoes verbais.o que falta mesmo a toda essa gente é RESPEITO.um pouquinho mais de tolerancia nao faria mal a ninguem.

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