quinta-feira, 22 de abril de 2010

Rua da Cohab é destruída pela força das águas durante temporal



O temporal que caiu em São Luis no último sábado, 17, trouxe de volta um velho problema para os moradores da Rua 10, na Cohab: o alagamento. Ruas do bairro transforma-se em verdadeiras lagoas durante o período chuvoso. Daniela Gomes, de 21 anos, moradora do bairro, relata o desespero que tomou conta de todos na hora da chuva do último sábado.

“Era tanta água, que mais parecia um mar. Foi um verdadeiro ‘Deus nos acuda’, todo mundo correndo para evitar prejuízo. Mas não teve jeito, várias casas ficaram alagadas. Foi desesperador!”, lembra.

De acordo com a moradora, a água chegou a 1m de altura e a sua casa não alagou graças à calçada que é alta. Mas o medo que a casa foi alagada lhe tirou o sossego. O representante comercial Agenor Rodrigues, de 53 anos, não teve a mesma sorte de Daniela. Ele disse que passou a tarde toda tirando água de dentro de casa.

“Foram quatro horas de chuva. Depois tive muito trabalho. Primeiro para tentar salvar os móveis e demais utensílios. Segundo, para retirar a água de dentro de casa. Dá um desgosto ver a casa toda alagada”, queixa-se.

O morador reclama ainda do mau cheiro e da sujeira que fica na rua, por causa do lixo trazido pela chuva e que fica no local após o escoamento da água. Agenor revelou que há dois anos mora na Rua 10 e que já teria se arrependido da decisão de comprar a casa no logradouro por causa do alagamento anual.

Uma das prováveis causas para o alagamento, segundo os moradores, é o espaço insuficiente das galerias que fazem o escoamento da água das chuvas. Por causa desse problema, a força da água abriu um grande buraco que corta a rua ao meio e provocou rachaduras em todo o asfalto, além de danificar calçadas e muros das casas.

Para o morador Paulo Sérgio Machado, de 53 anos, o problema da Rua 10, que já dura cerca de 10 anos, ainda não foi resolvido por se tratar de um bairro periférico, e acredita que a situação já teria sido tomada se fosse em outro bairro. Ele reclama ainda da ação de alguns moradores que insistem em jogar lixo na rua, o que acaba por entupir as entradas das galerias.

“Além do espaço dos bueiros serem insuficientes, ainda tem gente que varre a porta de casa e deixa o lixo na rua. Na primeira chuva, a entrada do bueiro entope E o pior é que quando eu reclamo para quem faz isso, eles ainda acham ruim”, contou.

Resposta da Prefeitura

Em nota a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informou que a Prefeitura de São Luís já está realizando um mapeamento na área que abrange os bairros da Cohab, Cohatrac e outros bairros com o objetivo de verificar os problemas para assim incluí-los na programação de serviços de recuperação.

0 comentários:

Postar um comentário