quinta-feira, 1 de abril de 2010
Grita encena a 29ª Via Sacra no Anjo da Guarda
“Via Sacra: uma escola de arte”. Com esse tema o Grupo Independente de Teatro Amador (Grita), do bairro Anjo da Guarda, apresenta a 29ª edição do espetáculo Via Sacra. As encenações acontecem na quinta-feira, 1º de abril e na sexta-feira, 2.
A falta de apoio do Governo do Estado, que chegou a ameaçar a realização do espetáculo, foi resolvida e a direção do grupo Grita garante que está tudo pronto para a encenação que acontece pelas ruas do bairro.
Integrante do grupo de atores que participam da encenação, o ator Jorge Smith, que há dez anos interpreta o papel de Jesus Cristo, garantiu que mesmo que não houvesse apoio do governo, estaria disposto a apresentar o espetáculo apenas com a ajuda da comunidade.
“Esse é o ano da comunidade mostrar que esse espetáculo é mesmo do povo. A palavra que impera é voluntariado, já que não temos muitos recursos financeiros. Porém, mesmo que não houvesse recurso nenhum, eu iria para as ruas encenar o espetáculo”, assegurou Smith.
O novo diretor-geral da Via Sacra, Waldemir Nascimento, disse que é um grande desafio dirigir o espetáculo num momento como este, mas que ao mesmo tempo sente-se emocionado de ver a entrega da comunidade para que a encenação aconteça.
“Acompanho o grupo desde 1995, quando atuei pela primeira vez na Via Sacra, porém não tem como não estar nervoso em dirigir um espetáculo como esse, ainda mais estando substituindo Cláudio Silva, que foi o diretor por tanto tempo”, ressaltou Nascimento. Ele lembra que a substituição de Cláudio Silva, um dos criadores do espetáculo, acontece por problemas de saúde.
Waldemir Nascimento enfatiza, porém, que a Via Sacra sempre foi feita por meio de um trabalho desenvolvido em equipe e que essa característica ganha mais sentido agora com as dificuldades.
Uma escola de arte
O tema da Via Sacra 2010 é explicado pela organização como uma apresentação de uma das características principais do grupo Grita, a formação de artistas dentro da comunidade, com cursos de artesanato e teatro.
“Vamos mostrar o que fizemos ao longo desses quase 30 anos. A 'escola de arte' é para expor o trabalho desenvolvido com a comunidade em um fazer teatral que vai além do espetáculo anual”, esclarece Jorge Smith.
Waldemir Nascimento conta que o tema será abordado na abertura do espetáculo, com uma das novidades desse ano, a cena que mostra o menino Jesus aprendendo o ofício de carpinteiro com o pai José. Para Waldemir esse é um dos primeiros exemplos das escolas de arte do mundo.
A temática será abordada ainda no tradicional “Corredor da Reflexão”, por onde Jesus Cristo, interpretado por Jorge Smith, carrega a cruz.
Redução de recursos
A gerente administrativa da Via Sacra Zezé Lisboa, informou que devido a indefinição sobre a realização do espetáculo, os patrocinadores reduziram os recursos que normalmente se destinam para o custeio das despesas da encenação. Ela disse ainda que a alegação das empresas é que como havia a possibilidade de o espetáculo não acontecer, os recursos foram remanejados para outros eventos.
Ainda de acordo com a administradora, a promessa do governo para o repasse dos recursos é de que ele seja feito até o fim da semana que vem, após a realização da Via Sacra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário