Jonas morreu na Gonçalves Dias |
De acordo com Janete Pereira, de 29 anos, que é cunhada da vítima, Jonas era usuário de drogas há mais de um ano e há uma semana não aparecia em casa. Ela disse que o uso constante da droga conhecida como loló pode ter sido a causa da morte do cunhado. “Ele cheira loló direto há mais de um ano. Acho que ele pode ter cheirado demais, já que há mais de uma semana que está fora de casa.”, revela.
Janete disse ainda que Jonas é o caçula de três irmãos e que por isso a família vinha sofrendo muito com o vício do jovem. “A família já tinha tentado tirar ele desse vício várias vezes, mas ele sempre dava um jeito de obter a droga e o uso já estava fazendo com que ele não respeitasse mais ninguém. Dormia pelas ruas, passando semanas sem dar notícias”, relata.
Populares que estavam no local contaram que chegaram a presenciar a hora em que Jonas teria morrido. Segundo os relatos, a vítima teria subido a escadaria da Praça Gonçalves Dias correndo e com a respiração ofegante teria caído, falecendo logo em seguida.
O policial militar Diego Pereira informou que o corpo não apresentava nehuma marca de violência, o que indica que a morte pode ter sido mesmo em decorrência do uso exagerado da droga. Entretanto, somente após a realização do exame cadavérico pelo Instituto Médico Legal (IML), é que poderá saber a real causa da morte.
O que é loló?
O loló é um solvente por ser extremamente volátil e pode ser inalado. É composto por dois compostos químicos: clorofórmio e éter (adicionado de álcool e essência perfumada). É a versão caseira do lança-perfume, que por sua vez, tem como composto químico de cloreto de etila e é vendido em larga escala.
De acordo com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, o loló é uma droga legal, porém o uso com fins de abuso é proibido e a comercialização é considerada tráfico.
Efeitos
Inicialmente a inalação de loló provoca excitação, alegria e aceleração da frequência cardíaca. Os efeitos da droga podem variar conforme a quantidade inalada pelo usuário, desde um pequeno zumbido até fortes alucinações.
Também é característica o formigamento das extremidades, no caso, mãos e pés e da face. Após o efeito da droga, segue náuseas, depressão, dores de cabeça e mal estar. O uso excessivo da droga pode ainda causar parada cardíaca, levando a morte.
0 comentários:
Postar um comentário