sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cruz da Jornada Mundial da Juventude e Ícone de Nossa Senhora estão em São Luís


Cruz Peregrina está em São Luís
“No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”. O refrão da canção de padre Zezinho ecoou na voz de centenas de jovens que estiveram presentes na abertura do Bote Fé, acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ – Rio 2013), nesta sexta-feira (27), no Porto da Ponta da Madeira. A JMJ acontecerá no período de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.

O evento católico Bote Fé, que acontece de 27 a 30 deste mês na Ilha de São Luís, é o nome dado ao evento de acolhida à peregrinação da Cruz da Jornada Mundial e também do Ícone de Nossa Senhora.

Os símbolos chegaram a São Luís pelo Terminal do Ferry-boat, vindos da cidade de Pinheiro, onde estiveram desde a última segunda-feira (23). Além de um grande número de jovens, o Ícone e a Cruz, foram recebidos em São Luís, pela comissão organizadora do evento, pelo assessor do Setor Juventude, padre Olívio Magdalani de Melo e do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom José Carlos Chacorowski.

Jovens carregando o símbolo da JMJ - Rio 2013
“O Bote Fé começou a ser preparado ainda em outubro do ano passado com a formação das comissões a partir dos vários setores e pastorais que atuam na nossa Arquidiocese. A partir de janeiro desse ano, essas comissões começaram o trabalho de fato, para que esse evento de intensa atividade possa ser realizado com bastante êxito”, explicou padre Olívio Magdalani.

O secretário do Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís, Kécio Rabelo informou que nos seis meses de trabalho em prol do Bote Fé, cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas nas equipes de infraestrutura, comunicação, marketing, liturgia, dentre outras. 

As equipes, segundo o secretário, foram importantes para que o processo de preparação do evento transcorresse com mais facilidade. Ainda de acordo com Kécio, a organização espera entre 15 e 20 mil pessoas no momento principal do Bote Fé, que acontece neste sábado (28) na Praça Maria Aragão, com a realização de missa e show de vários cantores católicos.

Um dos membros da equipe de organização, o secretário da Pastoral da Juventude, Ronald Rabelo, de 27 anos, disse qual é o sentimento de ver o trabalho desenvolvido a mais de seis meses ser concretizado e da emoção de ter os símbolos da Jornada Mundial da Juventude em solo ludovicense.

“Estamos na articulação do Bote Fé há vários meses e, lógico que preparar um evento dessa natureza cansa, mas ao mesmo tempo é um trabalho prazeroso, pois não fazemos apenas para nós, mas por uma causa maio, que é o fortalecimento da fé e das lutas da juventude. Ver esses símbolos entre nós revigora as nossas forças para trabalhar mais ainda, e essa fora nos é dada da espiritualidade que há nesses símbolos”, relatou.

Após serem recebidos no Terminal da Ponta da Espera, o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz da Jornada Mundial da Juventude fora instalados em uma tenda armada próxima do terminal, onde aconteceu a solenidade de repasse dos símbolos da Diocese de Pinheiro para a Arquidiocese de São Luís. 

Após a solenidade, houve uma apresentação teatral, onde jovens mostraram os problemas vivenciados pela juventude, como drogas, prostituição, violência e gravidez na adolescência. Além disso, os jovens apresentaram a música-tema da Jornada Mundial da Juventude nos ritmos típicos de São Luís, como reggae, bumba-meu-boi e tambor de crioula.

Do Terminal da Ponta da Espera, os símbolos seguiram em carreata para a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), onde foram recebidos pelo reitor Natalino Salgado e por vários universitários membros do movimento Universidades Renovadas.

Da Ufma, o ícone e a cruz seguiram para a Igreja da Sé, onde ficará até este sábado (28), quando a peregrinação dos símbolos segue. Na programação do evento, estão previstas visitas à cidade de Bacabeira, ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, ao Hospital Aldenora Belo e encerra o dia com a missa e shows na Praça Maria Aragão.

0 comentários:

Postar um comentário