quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bote Fé: São Luís recebe a Cruz da Jornada Mundial da Juventude neste fim de semana

Cruz da JMJ chega a São Luís nesta sexta-feira.
O Bote Fé é o nome dado ao evento de acolhida à peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, e do Ícone de Nossa Senhora. O Bote Fé começou em São Paulo no dia 18 de setembro deste ano com a chegada da cruz e do ícone ao Brasil, depois seguiu para Minas Gerais.

No Maranhão, a primeira diocese a receber os símbolos JMJ e realizar o Bote Fé foi a de Caxias. A arquidiocese de São Luís recebe a cruz e o ícone nos dia 27, 28 e 29 de abril. Do Maranhão os símbolos da JMJ seguem para o Estado do Tocantins.

Shows


A comunidade católica aguarda com ansiedade os shows do Bote Fé São Luís, marcados para o dia 28. Na internet – especialmente no facebook e no twitter – cresce o número de comentários a respeito do evento.

Membros da coordenação do evento em São Luís afirmam que a tietagem cresceu com a confirmação da presença do padre Reginaldo Manzotti.

Os shows do Bote Fé São Luís acontecem após a celebração eucarística do sábado, marcada para iniciar às 18h30. Sobem ao palco montado na Praça Maria Aragão, além das bandas locais, grandes nomes da música católica como: Zé Vicente – o primeiro a se apresentar -, Davidson Silva, Via 33 e o padre Reginaldo Manzotti. Todos os shows do Bote Fé São Luís, como acontecem no país inteiro, são de graça.

Bote Fé na Maria Aragão


O Bote Fé São Luís será realizado na Praça Maria Aragão, localizada no Centro Histórico de São Luís. O evento estava agendado para o ginásio Castelinho.

De acordo com a Comissão Organizadora do Bote Fé São Luís, o motivo da mudança alegado pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL) foi choque de agendas. Para a mesma data está marcada a realização da segunda etapa do Spartan MMA Maranhão.

Ainda segundo a Comissão do Bote Fé São Luís, a mudança de local não altera em nada a programação do evento. “Estávamos preocupados com o número de participantes no Castelinho, visto que é um local fechado. Agora não temos essa preocupação, uma vez que o Bote Fé será em uma área aberta”, disse Kécio Rabelo, coordenador da Comissão.

Os organizadores afirmam que, embora abril seja um mês de chuvas no Maranhão, acreditam que ninguém deve correr, caso ela apareça. Eles anunciaram que a estrutura de palco e tendas para os artistas já está garantida. Além de banheiros químicos, devem ser instaladas algumas tendas para o grande público.

“Esse é um evento muito bonito e de grande importância, acredito que, mesmo que chova, ninguém vai fugir da chuva”, comenta Kécio.
História da Jornada Mundial da Juventude

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção.

Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

 Confira a programação completa do Bote Fé São Luís!

0 comentários:

Postar um comentário