sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Velha Guarda da Mangueira se apresenta em São Luis



A Velha Guarda da Mangueira chega a São Luís para o pré-lançamento do novo CD (Homenagens Velha Guarda da Mangueira). A reunião de bambas terá participação da bateria da Favela do Samba e do Fuzileiros da Fuzarca. O evento será realizado hoje, 11, no Patrimônio Show, na Praia Grande, a partir das 22h. Os ingressos custam R$ 30 antecipado e R$ 40 no dia. 


A primeira formação da Velha Guarda da Mangueira foi feita no ano de 1956, por Carlos Cachaça, Cartola e Aloísio Dias. Onde. Eles se reuniram para representar umas das mais tradicionais escolas de samba carioca. Já em 1988, eles voltaram a se reunir com Delegado e Mocinha (mestre-sala e porta-bandeira), Tia Irene e mais 23 integrantes. Mas, só em 1991, com a madrinha Beth Carvalho, que o grupo se apresentou oficialmente. Atualmente, Josimar Monteiro é o produtor do grupo. 

Entre o repertório da Velha Guarda, o público maranhense encontrará os sambas de enredo, entre eles o Brazil é pra cabra da peste. Brasil é nação do nordeste, enredo que levou a Mangueira campeã na avenida em 2011. Além disso, os clássicos de Carlos Cachaça, Cartola e Nelson Cavaquinho, composições da estação primeira de Mangueira para mostrarem o samba do verde e rosa também estarão inseridos no repertório. 

Durante a apresentação em São Luís, será feito o pré-lançamento do duplo CD, volume 1 e volume 2. Composto de dez faixas com participações especiais de cantores como Elba Ramalho, Fundo de Quintal, Alcione, Sandra de Sá, Lenine e outros. 

Soninha da Pedra, Maria Helena, Sapoty, Jandira, Arysinho, Genuíno, Siqueira e Rody são os principais integrantes responsáveis em manter até hoje o grupo vivo, pois já completam 25 anos de história. "São Luís que se apronte, pois a Velha Guarda da Mangueira já está chegando com muito samba", Josimar Monteiro.

A Velha Guará já gravou 4 CDs e 2 DVDs. No ano passado fizeram uma turnê na França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Áustria e Estados Unidos. E entre os estados brasileiros já passaram por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Vitória, Fortaleza, Bahia, Maceió e outros.

"A força de vontade de todos os integrantes do grupo em fazer show é a principal motivação do grupo. É um trabalho social que trabalha com pessoas da terceira idade durante todo o ano", explica Josimar Monteiro.

O grupo está ansioso com a apresentação em São Luís. Segundo Josimar, todos eles têm grande carinho pelo estado, querem conhecer e provar da comida maranhense. "A expectativa é a melhor possível. Queremos conhecer a terra da nossa parceira Alcione. Além disso, os maranhenses vão saborear o pré-lançamento do nosso mais novo CD", avalia Monteiro. A produção do show é da Ópera Night Produções.

0 comentários:

Postar um comentário