Os jovens marcharam por melhorias no transporte |
Após muita discussão e mobilização no Facebook e fora dele, cerca de 100 jovens foram às ruas fazer ecoar suas vozes e suas reivindicações por um transporte público de qualidade na Área Itaqui-Bacanga. Foi a primeira Manifestação Mova São Luís que aconteceu na última quinta-feira (31), com concentração na Praça do Bacanga (Vila Bacanga) e caminhada pela Avenida dos Portugueses, encerrando em frente à garagem da empresa Taguatur (Anjo da Guarda).
com cartazes, faixas e muitas palavras de ordem, os jovens marcharam fazendo reflexões e denunciando a situação do transporte público na Área Itaqui-Bacanga.
A região é uma das mais populosas de São Luís, com cerca de 250 mil habitantes distribuídos em mais de 50 comunidades (bairros e vilas). Mesmo com todo esse contingente, o serviço de transporte de passageiros é feito apenas por uma empresa de ônibus.
A empresa brasiliense Taguatur Transporte atua há mais de 40 anos na região, transportando em média mais de um milhão de passageiros por mês com pouco mais de 20 linha de ônibus, o que compreende uma frota de pouco mais de 100 coletivos.
Os principais problemas apontados pelos usuários do transporte público na Área Itaqui-Bacanga são: ônibus velhos, demora entre um coletivo e outro, número insuficiente para a grande demanda de passageiros da área.
REIVINDICAÇÕES DO MOVA SÃO LUÍS
- Quebra no monopólio do transporte urbano
- Não ao aumento da passagem de ônibus
- Passe livre para todos os estudantes
- Modernização e aumento da frota de ônibus
- Criação do Conselho de Mobilidade Urbana
- Criação da empresa municipal de transporte
- Criação de ciclovias em locais estratégicos
- Melhoria no trânsito de São Luís
0 comentários:
Postar um comentário