segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hospital Aquiles Lisboa completa 74 anos de atendimento e tratamento a pessoas com Hanseníase

Missa em ação de graças aos 74 anos do HAL
O Hospital Aquiles Lisboa esteve em festa na quinta-feira, 20 e sexta, 21! Um clima de grande celebração tomou conta de funcionários, pacientes e a comunidade em geral. Nesses dois dias foram comemorados os 74 anos de atuação de uma instituição que é referência no atendimento e tratamento de pessoas com Hanseníase no Maranhão e no Nordeste.

As 74 primaveras foram completadas na última segunda-feira, 17, mas a comemoração aconteceu na quinta e sexta-feira com uma vasta programação, composta por ações culturais, educativas, celebrativas atendimentos clínicos, entre outras atividades.

Nos dois dias de celebração de aniversário do hospital, as várias atividades foram destinadas aos funcionários e a comunidade em geral. Além de palestras sobre questões de saúde, como diabetes, hipertensão e claro, sobre hanseníase, a programação teve ainda torneio de futebol e apresentações culturais, com danças típicas e show com banda local.

O Hospital Aquiles Lisboa

O Hospital Aquiles Lisboa, situado à Avenida José Sarney no bairro da Vila Nova, antiga Colônia do Bonfim, atualmente funciona como um hospital geral e tem sua fonte de recursos oriunda do Estado e da União

Fundado em 17 de outubro de 1937, o hospital recebeu esse nome em homenagem ao médico maranhense Aquiles Lisboa Farias, fundador da colônia.

A Instituição oferece tratamento das mais diversas patologias, porém a sua grande clientela ainda é o portador de Hanseníase, entre egressos, pacientes em tratamento e acompanhamento de episódios reacionais comuns a esta patologia.

Oferece diversas especialidades tais como Dermatologia, neurologia, pediatria, odontologia, clinica geral, ginecologia, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e serviço social. Possuindo laboratório para exames rotineiros inclusive a pesquisa de BAAR para diagnóstico de tuberculose e um setor de imunização.

Disponibiliza ainda serviços de reabilitação e possui sua unidade de internação. Oferece os programas de hipertensão e diabetes, Controle da Hanseníase e de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O hospital dispensa um tratamento humanizado e somos uma Instituição de Referência no tratamento da Hanseníase no maranhão.

A Hanseníase

A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.

Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.

Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. Este dura até aproximadamente um ano e o paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.

O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.

Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições. Entretanto, reações adversas ao medicamento podem ocorrer e, nestes casos, é necessário buscar auxílio médico.

Importante saber:

Segundo a OMS, nosso país é líder mundial em prevalência da hanseníase. Em 1991, foi assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial, comprometendo-se a eliminar esta doença até 2010. Entretanto, a cada ano, há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível.

Nos dias 24, 26 e 27 de janeiro são comemorados, respectivamente, o Dia do Hanseniano, o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e o Dia Estadual de Combate à Hanseníase.

“Lepra”, designação antiga desta doença, era o nome dado a doenças da pele em geral, como psoríase, eczema e a própria hanseníase. Devido ao estigma dado a esta denominação e também ao fato de que hoje, com o avanço da medicina, há nomes apropriados para cada uma destas dermatoses, este termo deixou de ser utilizado (ou, pelo menos, deveria ter sido).







sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sarney é chamado de 'corrupto' e 'ladrão' em Marcha Contra a Corrupção em Brasília

Alguns manifestantes "varreram" simbolicamente a corrupção
Cerca de 20 mil manifestantes participaram na última quarta-feira, 12, da marcha contra a corrupção em Brasília, de acordo com estimativas da Polícia Militar. Nominalmente, os manifestantes criticaram o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o deputado cassado José Dirceu (PT), que saiu do governo Lula após o escândalo do 'mensalão' petista. Ambos foram chamados de 'ladrões' e 'corruptos'.

Organizados pela rede social Facebook, o grupo já havia feito o mesmo protesto no feriado de Sete de Setembro, quando aproximadamente 10 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios.

Formalmente, a marcha pressionou pelo fim do voto secreto e em favor da Lei da Ficha Limpa, mas as faixas dos manifestantes mostravam desde críticas ao governo e ao Judiciário até reivindicações por melhores salários no funcionalismo público.

Parte do grupo carregava uma pizza gigante, desenhada em um painel de 15 m. Outros traziam faixas com a mensagem como 'País rico é país sem corrupção', fazendo alusão ao slogan do governo Dilma Rousseff, 'País rico é país sem miséria'.

Vestidos de preto, os manifestantes acompanharam um carro de som que toca músicas como 'Que país é esse', do grupo Legião Urbana, e 'Apesar de você', de Chico Buarque.

Eles saíram às 11h da Museu da República e percorreram toda a Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Planalto, onde cantaram o hino nacional.













terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tributo a Legião Urbana nesta terça-feira no Circo da Cidade

Quem não lembra da velha Faroeste Caboclo ou da imortal Pais e Filhos? Os clássicos que imortalizaram a tão famosa banda que tinha por icone o cantor Renato Russo, recebe em São Luis uma homenagem a altura com show ”Especial legião urbana cover Vinte e tantos anos”.O show marca a comemoração dos 20 anos da Legião Urbana Cover de São Luis.

Além da comemoração aos 20 anos da banda cover, o show também acontece no dia que marca os 15 anos da morte de Renato Russo.

O evento será realizado nesta terça-feira, 11, a partir das 20;00h no Circo da Cidade,contando com participação de Wilson Zara, com o melhor do nosso também imortal Raul Seixas.

Ingressos antecipados: R$10,00 nas lojas Over all (Rio anil, Tropical
Shopping e Centro - Rua do Passeio) e R$20,00 a partir das 14h.

CONTATOS
Jorge Mondego
Basarone produções
Tel – 98-88390144 \ 81883494
E-mail – Basarone@gmail.com



Renato Russo: 15 anos sem o poeta da juventude brasileira!

Renato Russo: O Eterno Poeta da Juventude!
Há quinze anos o Brasil perdeu um dos maiores ícones de inteligência jovem surgida no movimento do rock nacional dos anos 80, Renato Manfredine Júnior, conhecido como Renato Russo.

Depois de seis anos brigando contra o vírus da AIDS, Renato veio a falecer no dia 11 de outubro de 1996 ,aos 36 anos, deixando uma geração de legionários e não legionários que gostavam das suas músicas pela inteligência embutida em suas letras órfãos.

Desde a adolescência viciado em literatura, cinema, rock and roll entre outras formas de cultura, Renato revolucionou o rock nacional com suas belas letras que sabia protestar com contundência, falar de amor sem ser brega (nem careta) e cantar as coisas da vida como ele só sabia fazendo-nos acreditar que aquela letra foi feita para nós que a ouvimos.

Para alguns, Renato era um poeta, um messiânico ( adjetivo que ele detestava) e para outros ele era um deus a ser seguido por sua “ Religião Urbana” ( outro termo que ele não gostava). Artista único no cenário nacional, enquanto as maiorias das bandas da década de 80 em busca de maior popularidade na mídia se preocupavam em gravar videoclipes maneiros, ele com a Legião Urbana faziam qualquer gravação besta, beirando o tosco, do qual fazia o telespectador prestar atenção no que estava sendo cantado e não mostrado, como ele mesmo falava - música foi feita para ser ouvida, por isso a não ser “Perfeição” ( exceção) os outros clipes são todos de baixa qualidade artística.

Renato é responsável por canções que marcaram o cenário da música brasileira como: Geração Coca-Cola ( retrato de uma geração que só queria consumir a cultura norte americana); Índios ( mostra um Renato Russo intimista preocupado com os problemas do mundo – “ Quem me dera ao menos uma vez, acreditar por um só instante em tudo que existe e acreditar que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes”, só por esse verso a música já estava perfeita); Faroeste Caboclo ( em época em que fazer música de sucesso é repetir uma palavra por mais de cinco minutos acompanhado de uma batida besta e sem graça, Faroeste é uma aula de como fazer uma letra com conteúdo); Pais e Filhos ( “ É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, mais nada a declarar sobre essa canção, depois desse refrão é só ouvir a música e sentir a emoção que ela passa com o seu lirismo).

Renato sabia como poucos transpor em suas canções as angústias e sofrimentos do ser humano numa profundidade poética que o fazia ser respeito como letrista à altura de Chico Buarque e Caetano Veloso.

Esse é um ano muito frutífero para os fãs do Legião Urbana, O documentário Rock Brasília – A era do ouro – já está nos cinemas e conta a história das bandas surgidas em Brasília nos anos 80 com foco no Capital inicial, Peble Rude e Legião Urbana. E o filme “ Somos tão jovens” que vai contar a história de Renato Russo na sua primeira banda, o Aborto Elétrico, até o lançamento do primeiro disco do Legião, já teve as gravações encerradas e o lançamento está para o início do ano que vem assim como o filme baseado na letra de “Faroeste caboclo”.






Greve dos Correios será julgada pela Justiça do Trabalho nesta terça-feira

Os trabalhadores dos Correios estão parados há quase um mês
A greve dos funcionários dos Correios vai ser julgada às 16h desta terça-feira no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Na noite desta segunda-feira, 10, terminou sem acordo a última tentativa de encerrar a paralisação antes do julgamento no órgão.

Serão analisadas as questões do reajuste econômico, o desconto dos dias parados e também se é abusiva a paralisação, que começou no dia 14 de setembro.

A greve, no entanto, só deve ser encerrada na quinta-feira, 13, porque os trabalhadores ainda precisam discutir o resultado do julgamento nas 35 assembleias dos sindicatos da categoria, o que não deve acontecer nesta quarta-feira, 12, em virtude do feriado.

Os encontros na noite de ontem foram solicitações dos representantes dos funcionários grevistas ao TST para que intermediasse uma nova rodada de negociações com os Correios.

O ministro relator da questão, Mauricio Godinho Delgado, recebeu em separado diretores da empresa e também representantes da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares).

Propostas

Os Correios concordaram em aceitar novamente as duas propostas feitas em audiências no TST, uma delas pela ministra Maria Cristina Peduzzi e a outra do presidente do tribunal, João Oreste Dalazen.

A última, apresentada na sexta-feira, 7, no TST, previa a reposição da inflação de 6,87%, um abono salarial de R$ 800 (que não será incorporado ao salário) e um reajuste linear de R$ 60 a partir de janeiro.

O principal ponto de discórdia, no entanto, foi o desconto no salário pelos dias parados. A empresa quer o desconto de seis dias pelo menos (do total de 28), que já foram descontados em folha de pagamento.

Esse valor seria devolvido inicialmente aos funcionários e depois novamente descontados em até 12 vezes. Os trabalhadores não aceitam nenhum corte nos salários

O presidente do TST alertou os trabalhadores na semana passada que a jurisprudência vigente prevê as greves como uma quebra de contrato e por isso os trabalhadores podem ter descontados todos os dias parados

"O ministro nos alertou dos riscos, mas as duas propostas que nos foram apresentadas já foram rejeitadas nas assembleias. Então vamos aguardar o julgamento da greve", disse o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva.

Adesão

A greve dos funcionários dos Correios começou no dia 14 de setembro. A maior adesão ao movimento foi por parte dos carteiros, por isso houve atrasos na entrega das cartas e encomendas. A empresa calcula que 173 milhões de objetos estejam com atraso.

No último fim de semana, os funcionários que não entraram em greve realizara o terceiro mutirão desde o início da paralisação. Apenas no sábado e domingo, foram entregues 22 milhões de objetos.

A empresa estima que cerca de 20% dos 110 mil funcionários da empresa em todo o país estejam em greve.

Na sexta-feira, 7, uma liminar do TST determinou que a Fentect respeitasse um efetivo mínimo de 40% dos funcionários em atividade em cada uma das unidades da empresa. A multa diária por descumprimento é de R$ 50 mil.

Segundo a empresa, 391 das 7.486 unidades descumpriram a liminar. Em torno de um terço dessas unidades, 134, que não respeitaram o índice de 40% dos trabalhadores está no Estado de São Paulo.



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sampaio Corrêa massacra São José no primeiro jogo das semifinais do 1º turno da Copa União

Tricolor massacrou o São José
O Sampaio Corrêa goleou o São José de Ribamar, por 6 a 0, na noite deste domingo,9, no estádio Nhozinho Santos, no primeiro jogo de uma das semifinais do 1º turno da Copa União e praticamente garantiu presença na final do turno, já que para ficar de fora dessa decisão terá que perder o jogo de volta, quinta-feira, 13, às 20h15, por uma diferença de sete gols, o que é quase impossível, pelo futebol que a Bolívia, com seu time principal, está jogando na competição, após a sua eliminação na Série D.

O que significa dizer que nem com um milagre, o São José toma essa vaga do Sampaio na final do 1º turno. E o tricolor já entrou na semifinal com a vantagem de jogar por dois resultados iguais (dois empates ou por uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols), mas acabou ampliando e com muita facilidade, o que ninguém esperava principalmente o placar elástico, pela boa campanha do Peixe Pedra na fase de classificação. Agora, só um desastre tira o Tubarão da final.

A goleada foi tranqüila e começou aos 35 minutos de jogo, com um golaço de Luís Maranhão chutando de fora da área, no ângulo. Marcos Vinicius fez 2 a 0, aos 37 minutos, ainda do 1º tempo, também num golaço, colocando no ângulo. A goleada foi definida no 2º tempo. Júnior Chicão, fez 3 a 0, aos 4 minutos. Marcelo Marciel fez 4 a 0, aos 6 minutos. Aos 9 minutos, Carlinhos Silva ainda desperdiçou um pênalti para o São José, batendo pra fora. Aos 12 minutos, novamente Júnior Chicão fez 5 a 0 e aos 39 minutos, Gabriel fechou a goleada, por 6 a 0.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Centenas de trabalhadores em greve se unem em passeata no Centro de São Luís

Gladys Alves - Ascom/SEEB-MA

Ato unificado teve direito a apitaço e passeata pelo Centro de SL
Bancários, servidores do Judiciário e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promoveram, nesta quinta-feira, 6, um ato unificado para cobrar dos banqueiros e do Governo Federal salários justos e melhores condições de trabalho.

Em greve, os manifestantes se concentraram na Praça Deodoro e, com direito a apitaço, saíram em passeata rumo a Praça João Lisboa, no Centro de São Luís.

Com suas bandeiras de luta, centenas de trabalhadores lotaram as ruas do Centro para conscientizar a sociedade sobre suas reivindicações.

O ato também contou com a presença de ativistas de diversas entidades, dentre elas: integrantes da CSP-Conlutas, da CTB, da Assembleia Nacional de Estudantes Livres (ANEL), além de quilombolas e políticos.

Para Eloy Natan, secretário de políticas sindicais e sociais do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), “esse tipo de manifestação aproxima as categorias e fortalece a luta, pois o sucesso de uma é também de todas, uma vez que, à medida que o Governo Federal negocia com uma dessas categorias, ajuda no avanço de outras negociações”, avaliou.

Para Cláudio Mendonça, do Comando Estadual de greve do Sindicato Dos Trabalhadores da Educação Técnica e Tecnológica (SINAFESE), a iniciativa do SEEB-MA em realizar esse protesto cria expectativas para as demais categorias em greve.

“Estamos diante de um Governo que não quer entrar em negociações com as categorias, pois já estamos há mais de 60 dias parados e nada. Por essa razão, estamos juntos nesta luta ao lado dos companheiros bancários”, ressaltou Mendonça.

O ato unificado, ao lado da greve, é uma arma fundamental para que as categorias consigam colocar a classe patronal na defensiva e, assim, conquistar a vitória nas negociações.



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

São Luís recebe amanhã a III Marcha do Povo Contra a Corrupção e Pela Vida

Mais de 80 caravanas de diversas regiões do Maranhão já confirmaram presença na III Marcha do Povo Contra a Corrupção e Pela Vida, que acontece nesta sexta-feira, 7, em São Luís.

Os marchantes se concentrarão às 8h no retorno do Tirirical, km zero da BR-135, próximo ao aeroporto. De lá seguirão em caminhada até o centro da cidade.

De acordo com a coordenação dos Fóruns e Redes de Cidadania do Estado do Maranhão, o número de manifestantes confirmado já superou as exectativas. “Estimamos em 1.500 o número de participantes, mas as marchas municipais, realizadas em 20 municípos como eventos prévios à grande marcha estadual, nos garantem que a participação será maior”, afirmou Iriomar Teixeira, assessor jurídico do movimento. “É um acontecimento ímpar na história do Maranhão”, continuou.

Serão 13 km percorridos da concentração até o centro da capital maranhense. Os manifestantes entregarão 10 dossiês em que comprovam casos de corrupção e improbidade administrativa de gestores municipais a representantes de órgãos como Minstério Público (estadual e federal), Controladoria Geral da União e Polícia Federal. Os dossiês foram produzidos a partir de auditorias populares em 10 municípios maranhenses.

A III Marcha do Povo Contra a Corrupção e Pela Vida é uma realização dos Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão com apoio da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e Associação de Saúde da Periferia (ASP/MA).

Virou noticia: Campanha contra a violência infantil deixa FACEBOOK tomado por desenhos animados


Iniciada no último domingo, 4, no Facebook (uma das maiores redes sociais do mundo), uma campanha contra a violência infantil está chamando a atenção de todos, o objetivo é simples mas a causa é muito nobre, se trata de mudar a foto do perfil por uma imagem de um desenho animado até o dia 12/10, que é o dia das crianças.

A campanha no facebook contra violência infantil. Sem esperar, tomou proporções inacreditáveis. Milhões de pessoas já aderiram o protesto e colocaram foto de um desenho animado no perfil do facebook.

É certo que todo mundo sabe que mudar a foto do perfil não muda em nada a situação de milhares de crianças que sofrem de abuso, mas é uma forma de PROTESTO, uma forma de nós mesmos relembrarmos nossa infância que foi maravilhosa e buscar o mesmo para as crianças de hoje.

Mas o importante é DENUNCIAR, o e-mail da policia federal para denunciar é crime.internet@dpf.gov.br.Denuncie qualquer tipo de abuso, QUALQUER por menor que seja.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Detonautas inspira coro de "Ei, Sarney, vai tomar no c*" no palco do Rock in Rio


Tico Santa Cruz no Rock in Rio: Protesto contra Sarney

O nome do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), voltou a ser relacionado à corrupção e ser alvo de vaias no Rock in Rio. Ativista político, o vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, lembrou a fala do deputado estadual Magno Bacelar (PV-MA), que classificou as vaias a Sarney no segundo dia do festival a "coisa de maconhados (sic)".

 “Teve um tal de um ‘pela saco’ aí que toma conta do Sarney que falou que todo mundo que tava aqui no Rock in Rio era maconheiro, que era bandido, margina. Eu prefiro muito mais conviver com um maconheiro honesto que com bandido de terno", disse Tico Santa Cruz, seguido do grito da plateia: "ei, Sarney, vai tomar no c...". 

O vocalista começou a discursar contra a corrupção logo no início do show, usando uma máscara da série de histórias em quadrinhos V de Vingança, de Alan Moore. 

"O Brasil tem corrupção como no mundo inteiro. Mas apenas no Brasil existe impunidade. Fiquem de olho nos Tribunais Superiores, nos juízes e desembargadores", afirmou. 

No "palco Mundo", Tico protestou também contra as declarações do referido deputado: “Teve um tal de um ‘pela saco’ aí que toma conta do Sarney que falou que todo mundo que tava aqui no Rock in Rio era maconheiro, que era bandido, marginal. Eu prefiro mil vezes conviver com um maconheiro honesto do que com bandido de terno e gravata que rouba o povo”, disse Tico Santa Cruz.

Tico foi apoiado por um público de mais de 100 mil pessoas que entoaram novamente este que já pode ser considerado o hino do Rock in Rio 2011: EI, SARNEY, VAI TOMAR NO C...!!!

Mais de 40 cidades do Maranhão já decidiram ter mais vereadores a partir de 2012

As câmaras municipais de 41 cidades maranhenses – 19% das 217 existentes – já decidiram que terão, a partir das eleições de 2012, aumento no número de vereadores, em decorrência dos resultados do Censo de 2010 e da aplicação da Emenda Constitucional n° 58, que estabeleceu o número de edis por habitantes. O cálculo é da Confederação Nacional de Municípios, que divulgou um levantamento nacional na segunda-feira, 3.

Outras 82 cidades do estado também estão aptas, segundo a Emenda 58, a ter mais vereadores, mas ainda não formalizaram a decisão. Até agora, o Maranhão é o 7º estado do país com maior aumento, já formalizado, de edis após o pleito de 2012. São Paulo (145 vereadores a mais), Minas Gerais (124), Bahia (93), Ceará (89), Rio Grande do Sul (61) e Pernambuco (59) ocupam os seis primeiros postos.

São Luís e São José de Ribamar são os municípios do Maranhão que ganharão mais vagas: 10 a mais no próximo pleito. A capital maranhense tem hoje 21 vereadores e passará a ter 31. Ribamar subirá de 11 para 21 vereadores, igualando-se a Imperatriz, que continuará com 13.

Caso todos os 123 municípios maranhenses que subiram de faixa populacional no Censo 2010 decidam aumentar a quantidade de vereadores, 400 vagas a mais de representantes dos legislativos municipais serão ocupadas no estado.

Das 123 cidades do Maranhão que podem aumentar o número de vereadores, 71 terão mais dois edis em cada Casa Legislativa, saindo de 9 para 11 parlamentares. Estão nessa situação, por exemplo, Arari, Dom Pedro, Magalhães de Almeida, Riachão, São Luís Gonzaga, Urbano Santos, Fortuna e São João Batista.

Outros 30 municípios terão quatro vereadores a mais a partir das eleições de 2012. É o caso de Colinas, Estreito, Bom Jardim, Lago da Pedra, Pindaré e Penalva, que têm hoje 9 vereadores e terão 13 a partir da próxima legislatura.

Barreirinhas, Buriticupu, Chapadinha, Coroatá, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Santa Inês e Santa Luzia terão cinco vagas a mais nas suas Câmaras. Outras cidades, como Zé Doca e Paço do Lumiar, terão seis parlamentares a mais, sendo que em Zé Doca há hoje 9 vereadores e na próxima legislatura serão 15. Paço do Lumiar tem 11 e passará a ter 17.






sábado, 1 de outubro de 2011

Cadeirão do Huck reforma estúdio de produtor musical maranhense de Caxias


 Huck entrega estúdio novinho para Wilson
Caldeirão do Huck foi especial, neste sábado, 1º, para os maranhenses. O produtor musical caxiense José Wilson Estevan participou do quadro Mandando Bem, do programa da Rede Globo. Ele foi sorteado depois de mandar uma carta e um material produzido por ele, pedindo uma ajuda para ter "melhores condições de trabalho".
O apresentador ficou impressionado com a qualidade da produção do caxiense, principalmente, diante estrutura bem simples na qual ele trabalhava. A produção do programa reformou completamente a casa de José Wilson, que ganhou um estúdio novinho em folha, todo equipado e decorado.