domingo, 13 de fevereiro de 2011

Folia e devoção marcam o sábado de pré-Carnaval em São Luís


Adicionar legenda
Tambor de crioula, blocos tradicionais, tribos de índio, entre outras manifestações marcaram o pré-Carnaval deste sábado, 12, no Circuito Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. Um público heterogêneo e de todas as idades acompanhou as apresentações, que se dividiram no Canto da Cultura (esquina da Rua Portugal) e nas praças Nauro Machado e da Casa do Maranhão. O Carnaval da tradição: é você quem brilha e faz brilhar é uma promoção do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).



No Canto da Cultura, blocos, tribos de índio e grupos de tambor de crioula se revezaram para animar o público e mostrar aos visitantes a tradição do Maranhão. O Bloco Afro Akomabu foi um dos que mais atraiu público. A dona de casa Flor de Maria França era pura animação. "Adoro esse bloco. Acompanho sempre que posso, porque gosto e também por ter um filho que dança nele", disse.

Na Praça Nauro Machado, a programação foi iniciada por volta das 18h, com o show de Luís Carlos Dias, Chico Mirim e Walber Pessoa. Às 19h, a Makina Du Tempo subiu ao palco e mostrou uma heterogeneidade de ritmos, que atraiu crianças e adultos. Os pontos altos da apresentação foram as marchinhas carnavalescas, as canções infantis e as músicas de artistas consagrados.


Na Casa do Maranhão, a noite de folia pré-carnavalesca começou com o Tambor de Crioula de Anistelmo. Quem acompanhou a apresentação pode perceber a devoção que move a dança, quando uma das coreiras entrou na roda conduzindo uma imagem de São Benedito, padroeiro da manifestação.

Domingo


A folia continua neste domingo, 13, com apresentações nos circuitos Madre Deus e Av. Litorânea. No primeiro, são as manifestações de chão, como blocos organizados, tradicionais e alternativos, tambor de crioula e tribos de índio que comandam a festa.

Já na Litorânea a animação será dos grandes blocos, que arrastam multidões nos bairros da capital. Na programação, oito grupos que se apresentam em trios e minitrios.



Na estréia deste fim de semana, passarão pelo circuito a banda Bandida e os blocos Q-Bixa Elétrica, Boneco Guelo, Confraria do Copo, Jegue Folia, Gdam, Lapada e 100 Limite. A festa continuará nos domingos, 20 e 27 deste mês e nos dias 5, 6, 7 e 8 de março.







Circuito Litorânea estreia com oito grandes blocos neste domingo

O Pré-Carnaval começa a movimentar o Circuito da Avenida Litorânea (na praia de São Marcos), a partir deste domingo (13), às 17h, e continua até o reinado oficial de Momo. A promoção é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), dentro da programação do “Carnaval da tradição: é você quem brilha e faz brilhar”.



A festa será animada por oito blocos a cada fim de semana (neste domingos, 20, e 27, e nos dias 5, 6, 7 e 8 de março). Na estreia deste fim de semana passarão pelo circuito a banda Bandida e os blocos Q-Bixa Elétrica, Boneco Guelo, Confraria do Copo, Jegue Folia, Gdam, Lapada e 100 Limite.


O roteiro da folia começa na área próxima à antiga sede do Ipem e segue até a Praça do Pescador. A programação está marcada para começar às 17h e terminar à meia-noite. Para garantir a tranqüilidade dos foliões, a segurança será reforçada na área nos dias de festa.


Durante o Carnaval além do desfile dos oito blocos, haverá shows de artistas em palco montado na orla. Entre as atrações estão Bicho Terra, Formato A5, Babado Novo, Banda 5%, Bandalla da Bahia, Reginho, Banda Reprise, Argumento e Vagabundos do Jegue.









quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SMTT começa cadastro de cartões estudantis

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início à solicitação da relação atualizada de alunos das escolas de São Luís para que seja realizado o cadastramento e recadastramento de estudantes para emissão de cartões de meia-passagem do ano letivo de 2011. O prazo, improrrogável, teve início dia 17 de janeiro e vai até o dia 4 de março. Segundo a superintendente de Transportes da SMTT, Liana Ramalho, a Secretaria tem o objetivo de abranger o maior número de escolas e alunos nesse prazo, fazendo com que os alunos, devidamente matriculados nas escolas, tenham a garantia do direito à meia-passagem.


A partir da data de encerramento do prazo de cadastramento e recadastramento, o aluno que não foi informado pela escola para o banco de dados da SMTT não poderá comprar novos créditos. O estudante ficará limitado a utilizar apenas os créditos restantes do seu cartão, comprados antes do encerramento do prazo estabelecido pela Secretaria.


Com a determinação de fornecimento da relação atualizada dos alunos, a SMTT tem como objetivo fechar o banco de dados do ano anterior (2010), garantindo que apenas alunos do atual ano letivo, devidamente matriculados, tenham direito ao benefício da meia-passagem. Os beneficiários contam com dois tipos de identificação estudantil para fazer uso do benefício: o cartão de meia-passagem e o cartão estudantil. O primeiro é emitido gratuitamente pela Prefeitura de São Luís e deve ser utilizado exclusivamente para a concessão desse benefício. Já a emissão do cartão estudantil é de responsabilidade das entidades estudantis e agrega o direito à meia-passagem e à meia-entrada em eventos.